Aplicabilidades do design para o desenvolvimento de um alimento multifuncional para mulheres na menopausa
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.879Palavras-chave:
Food Design, Design Thinking, Simbióticos, ClimatérioResumo
Considerando a carência de produtos específicos que atendam às necessidades nutricionais de mulheres no climatério e crescente demanda de mercado voltada para a personalização de soluções de saúde e bem-estar, propôs compreender o perfil das mulheres na menopausa, suas queixas e necessidades nutricionais desenvolvendo um alimento multifuncional a esse grupo demográfico específico. Este estudo busca aplicou ferramentas do design e inovação criando produto, processo e serviço. Para isso, foram aplicadas as metodologias do Design Thinking e Food Design, adotando uma abordagem qualitativa, assistemática e interdisciplinar, utilizando-se de conhecimentos das neurociências. O estudo culminou no desenvolvimento de um produto alimentar para a melhoria da qualidade de vida das mulheres na menopausa, oferecendo conforto emocional e ingredientes funcionais que atuaram no sistema nervoso entérico que abrandam os sintomas que causam prejuízo ao desempenho das mulheres no mercado de trabalho impactando diretamente na economia.
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