Moda inclusiva na era digital

potencial transformador e contradições do diversitywashing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.969

Palavras-chave:

Cibercultura, Diversidade, Moda inclusiva, Diversitywashing

Resumo

O presente artigo investiga práticas e narrativas que emergem da plataforma digital Brasil Immersive Fashion Week (BRIFW) a partir de estéticas corporais que abordam a diversidade e a inclusão na moda por meio de tecnologias digitais. Para tanto, o estudo aborda conceitos sobre cibercultura, inteligência coletiva, cultura remix, metaverso e diversidade na moda baseados em Lemos (2006), Lévy (2003), Hall (2016) e outros. A BRIFW é apresentada como uma plataforma crítica e criativa, que utiliza tecnologias como realidade aumentada, avatares digitais e inteligência artificial para transformar narrativas estéticas brasileiras e latinas, sobretudo por meio de iniciativas inclusivas como a presença de corpos não hegemônicos e representações minoritárias. Contudo, o texto também critica práticas de diversitywashing, nas quais marcas utilizam discursos de inclusão como estratégia mercadológica desvinculada de ações concretas. A metodologia adota análise descritiva e qualitativa, com foco na interpretação de imagens e práticas artísticas, destacando produções de designers como Lilli Kessler e Annaiss Yucra. Conclui-se que, embora eventos como a BRIFW promovam avanços simbólicos, a inclusão real exige mudanças estruturais na indústria da moda, com práticas consistentes de equidade e representatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Martins Prado, Udesc; Unicesumar.

Mestra em Design de Vestuário e Moda pelo Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Jornalismo pela Unicesumar e Técnica em Rádio e Televisão pela Unicesumar. Professora do curso de Fotografia da Unicesumar.

Daniela Novelli

Pós-doutora em Artes Visuais pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC), Université Paris-Sorbonne Paris IV. Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC. Professora efetiva no Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Prado, A. C. M., & Novelli, D. (2025). Moda inclusiva na era digital: potencial transformador e contradições do diversitywashing. DAT Journal, 10(1), 243–269. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.969