Double diamond method for designing an app: ‘Move in’ to health and wellness

Authors

  • Bruno Raphael de Carvalho Santos
  • Luana Bittencourt Saraiva
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Alef Vernon de Oliveira Santos
  • Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva
  • Lúcio Vasconcellos Dias
  • Nelson Kuwahara

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.507

Keywords:

Application Design, Fitness, Double Diamond Method, Project Methodology

Abstract

This article presents the concept of an augmented reality application for mobile devices developed to support physical activities. It is intended to encourage physical exercises to improve the quality of life and reduce sedentary lifestyles among the active population, preventing non-contagious diseases. The development process is in the use of UX and UI Design methods and tools. The stages of Immersion, Definition, Ideation, and Prototyping of the Double Diamond Methodology, as well as the tools used in each one of them, were fundamental for the understanding and deepening of the importance of the users’ needs in the project, as well as in the determination of the functions and requirements of using an application, and directed the aesthetic parameters identified as fundamental for better system x user interaction.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Raphael de Carvalho Santos

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou-se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design.

Luana Bittencourt Saraiva

Programadora Visual na Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam). Mestre no Programa da Pós-graduação em Design na Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM). Especialista em Design, Comunicação e Multimídia pela Faculdade Fucapi. Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Claudete Barbosa Ruschival

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012 onde também fez o mestrado em Engenharia de Produção em 2004. Formou- se em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1996. Claudete se especializou em Design de Embalagens bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Atua como professora associada do curso de Design e professora do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem vasta experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto e Gestão de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Design em Design, Design de Superfície, Design Estratégico, Educação Inclusiva e Design, Design de Interface Digital e Embalagem.

Alef Vernon de Oliveira Santos

Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas, com foco em User Interface Design e User Experience Design, atuante como Product Designer em Plataformas Digitais e Ilustrador 2D. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas.

Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva

Licenciado em Computação pela UEA; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM; Especialista em Design Digital; Técnico em Computação Gráfica.

Lúcio Vasconcellos Dias

Designer de produto da Planta Projetos e Instalações de Móveis LTDA-ME. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduando em Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Graduado em Design pela Faculdade Martha Falcão.

Nelson Kuwahara

Professor Associado da UFAM. Coordenador do Laboratório TRANSPORTAR, Departamento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PPG- -PROFNIT) da UFAM.

References

Amorim, Diane Nogueira Paranhos; Sampaio, Luísa Veríssimo Pereira; Carvalho, Gustavo de Azevedo; Vilaça, Karla Helena Coelho. Aplicativos móveis para a saúde e o cuidado de idosos. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; v. 12, n. 1 (2018). Disponível em: https://doi.org/10.29397/reciis.v12i1.1365 DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v12i1.1365

Barbosa, Maria Lúcia Kroeff. Roesler, Valter. Cazella, Sílvio César. Aplicativos móveis para controle da obesidade e modelagem do emagreça@saudável. Disponível em: ht-tps://www.researchgate.net/publication/320793946.

Barroso, E. (2020). Curso de Experiência do Usuário - UX. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2020.

Boulos, M. N. K. et al. From urban planning and emergency training to Pokémon Go: ap¬plications of virtual reality GIS (VRGIS) and augmented reality GIS (ARGIS) in person¬al, public and environmental health. International Journal of Health Geographics, 2017.

Jetter, Jérme, Eimecke, J., & Rese, A. (2018). Augmented reality tools for industrial appli¬cations: What are potential key performance indicators and who benefits? Computers in Human Behavior, 87(May), 18–33. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.054 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.054

Mendez, Cristiane Baldessar, Salum, Nádia Chiodelli, Junkes, Cintia, Amante, Lucia Nazareth, & Mendez, Carlos Mauricio Lopes. (2019). Aplicativo móvel educativo e de follow up para pacientes com doença arterial periférica*. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 27, e3122. Epub January 17, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2693-3122 DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2693-3122

Milgram, P., & Kishino, F. (1994). A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. 12, 1–15.

Mourtzis, D., Zogopoulos, V., Katagis, I., & Lagios, P. (2018). Augmented Reality based Visu¬alization of CAM Instructions towards Industry 4.0 paradigm: A CNC Bending Machine case study. Procedia CIRP, 70, 368–373. https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.02.045 DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2018.02.045

Pinheiro, J. R. F. (2020). Curso Design de Interface do Usuário - UI. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2020.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evi¬dence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Jour¬nal of Management, 14, 2003. 207-222. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375

WHO. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. World Health Or¬ganization. Genebra. 2020.

Wang, X., Ong, S. K., & Nee, A. Y. C. (2016). A comprehensive survey of augmented reality assembly research. Advances in Manufacturing, 4(1). https://doi.org/10.1007/s40436-015- 0131-4 DOI: https://doi.org/10.1007/s40436-015-0131-4

YU-LEUNG NGA, F. M. F. K. H. P. I. K.-W. F. Effectiveness of virtual and augmented re¬ality-enhanced exercise on physical activity, psychological outcomes, and physical performance: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Computers in Human Behavior, 2019. 278–291. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.05.026

Published

2021-12-21

How to Cite

Santos, B. R. de C., Saraiva, L. B., Ruschival, C. B., Santos, A. V. de O., Silva, E. J. L. A. da, Dias, L. V., & Kuwahara, N. (2021). Double diamond method for designing an app: ‘Move in’ to health and wellness. DAT Journal, 6(4), 314–337. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.507