La tipografía no es invisible, es espejo

Autores/as

  • Fernanda de Oliveira Martins
  • Edna Lucia Cunha Lima

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p20-36

Palabras clave:

Tipografia, História da Tipografia, Memória Gráfica

Resumen

Ao observar uma página impressa é possível identificar a época em que esta foi produzida. Se o tipo, aquele retângulo ideal onde o corpo da letra, a linha de base, ascendentes, descendentes coexistem permanece inalterado, os elementos que compõem a página mostram uma considerável evolução. As mudanças observadas estão relacionadas a aspectos do contexto histórico, técnica e avanços tecnológicos que se interpõem entre o texto, o tipógrafo, o produto gráfico e o leitor. No amplo campo discursivo, onde os significados são negociados, o design torna visível práticas culturais compartilhados, permitindo que o objeto gráfico seja espelho de seu momento histórico. Dada sua relevância na história da tipografia o foco deste trabalho reside nas inovações ocorridas no livro impresso, mais do que impressos efêmeros.

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

de Oliveira Martins, F., & Lucia Cunha Lima, E. (2016). La tipografía no es invisible, es espejo. DAT Journal, 1(1), 20–36. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p20-36