Tipografia não é invisível, é espelho

Autores

  • Fernanda de Oliveira Martins
  • Edna Lucia Cunha Lima

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p20-36

Palavras-chave:

Tipografia, História da Tipografia, Memória Gráfica

Resumo

Ao observar uma página impressa é possível identificar a época em que esta foi produzida. Se o tipo, aquele retângulo ideal onde o corpo da letra, a linha de base, ascendentes, descendentes coexistem permanece inalterado, os elementos que compõem a página mostram uma considerável evolução. As mudanças observadas estão relacionadas a aspectos do contexto histórico, técnica e avanços tecnológicos que se interpõem entre o texto, o tipógrafo, o produto gráfico e o leitor. No amplo campo discursivo, onde os significados são negociados, o design torna visível práticas culturais compartilhados, permitindo que o objeto gráfico seja espelho de seu momento histórico. Dada sua relevância na história da tipografia o foco deste trabalho reside nas inovações ocorridas no livro impresso, mais do que impressos efêmeros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAINES, Phil, HASLAM, Andrew. Type and typography. New York: Watson-Guptill, 2005.

BAYERISCHE STAATSBIBLIOTHEK. BSB-Katalog. Disponóvel em: https://opacplus.bsb--muenchen.de/metaopac/start.do. Acesso em: 26 Ago. 2016.

BIBLIOTHÈQUE MAZARINE. Mazarinum: Les collections numériques de la Bibliothèque Mazarine. Disponível em: http://mazarinum.bibliotheque-mazarine.fr/. Acesso em: 26 Ago. 2016.

BIBLIOTECA NACIONALE MARCIANA. Biblioteca digitale. Disponível em: http://marciana.venezia.sbn.it/la-biblioteca/biblioteca-digitale. Acesso em: 26 Ago. 2016.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naif, 2005.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002

BRINGHURST, Robert. Inscrever e apagar: Cultura escrita e literatura nos séculos XI-XVII). São Paulo: UNESP, 2006.

BRINGHURST, Robert. Entrevista concedida a Isabel Lustosa - Conversa com Roger Chartier. Disponível em: http://pphp.uol.com.br/tropico/html/print/2479.htmem. Acesso em: 12 Jul. 2016.

COLUMBIA University Press, Rare Book & Manuscript Library. Type to print: The book & the specimen book. Disponóvel em: https://exhibitions.cul.columbia.edu/exhibits/show/type_to_print/roman>. Acesso em: 12 Jul. 2016.

CUNHA LIMA, Edna L.; ARAGÃO, I.; FARIAS, Priscila. Catálogos de tipos móveis: contribuições para a história (tipo)gráfica brasileira. In: 5o Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianópolis. Anais do 5o Congresso Internacional de Design da Informação. Florianópolis: Estação das Letras e Cores, 2011. p. 1-18.

DUKE UNIVERSITY LIBRARIES . Digital collections. Disponível em: http://library.duke.edu/digitalcollections/>. Acesso em: 12 Jul. 2016.

FORTY, A. Objetos de desejo: Design na sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naif, 2007

FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GRAY, Nicollete. Nineteenth Century Ornamented Typefaces. Los Angeles: University of California Press, 1976.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MANDEL, Ladislas. Escritas: Espelho dos homens e das sociedades. São Paulo: Edições Rosari, 2006.

MANDEL, Ladislas. O poder da escrita. São Paulo: Edições Rosari, 2011.

MCKENZIE, D. F. Printers of the Mind: Some Notes on Bibliographical Theories and Printing. In: Studies in Bibliography, Vol. 22 (1969):1-75. Bibliographical Society of the University of Virginia.

MEGGS, Philips. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naif, 2009.

SMITH, Marilyn Crafton. Culture is the Limit: Pushing the boundaries of graphic design criticism and practice. Visible Language, 28 (4):298-316 , 1994.

STEINBERG, S.H. Five hundred years of printing. Londres: The British Library and Oak Knoll Press, 1996.

TWYMAN, Michael. The British Library guide to printing. Londres: The British Library, 1998.

TWYMAN, Michael. The long-term significance of printed efemera. RBM: A Journal of Rare Books, Manuscripts, and Cultural Heritage, 9 (1):19-57, 2008.

VILLAS-BOAS, André. Identidade e Cultura: Design Gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2002

WILLEN, Bruce, STRALS, Nolen. Lettering & type: creating letters and designing typefaces. New York: Princeton Architectural Press, 2009.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

de Oliveira Martins, F., & Lucia Cunha Lima, E. (2016). Tipografia não é invisível, é espelho. DAT Journal, 1(1), 20–36. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p20-36