El juego como método de proyecto en diseño gráfico

Autores/as

  • Leopoldo Augusto Leal
  • Vicente Gil Filho

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v1i1.11

Palabras clave:

Design Gráfico, Jogo, Método de Projeto, Prática de Projeto, Tipografia

Resumen

Este trabalho visa demonstrar que o jogo pode ser um método de projeto em design gráfico, compreendendo o jogo como um ato de divertimento e recreação. Esse conceito foi abordado pelos autores Johan Huizinga, em Homo Ludens, Richard Sennet, em O Artífice, e também pelo designer Paul Rand, que descreve o jogo como um elemento indissociável à prática do design. Para apresentar como os processos do jogo funcionam, recorreu- se ao autor Mihaly Csikszentmihalyi, que descreve o fluxo e o feedback durante o processo de jogar. Para exemplificar esses conceitos teóricos na prática de projeto, foi desenvolvido um exercício com os alunos da disciplina de Tipografia do curso de pós-graduação em Design Editorial do Centro Universitário Senac, em abril de 2015.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A Descoberta do fluxo. Trad. Pedro Ribeiro. São Paulo: Editora Rocco, 1999.

DESIGN TO PLAY. CAMP SUMMARY. Kolding, Dinamarca: Kolding School of Design e D2i –Design to innovate, 2013.

HELLER, Steven; ELIONOR, Pettit. Design Dialogues. Nova Iorque: Allworth Press, 1998.

HELLER, Steven. The Education of a Graphic Designer. Nova Iorque: Allworth Press, 1998.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – O jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

SENNET, Richard. O Artífice. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012.

TWYMAN, Michael. L. Articulating graphic language: a historical perspective. In:

WROLSTAD, Merald E. & DENNIS, F. Fisher (ed.). Towards a new understanding of literacy. Nova Iorque: Praeger Special Studies, 1986. p. 188-251.

Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Augusto Leal, L., & Gil Filho, V. (2016). El juego como método de proyecto en diseño gráfico. DAT Journal, 1(1), 37–51. https://doi.org/10.29147/dat.v1i1.11