O jogo como método de projeto em design gráfico

Autores

  • Leopoldo Augusto Leal
  • Vicente Gil Filho

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v1i1.11

Palavras-chave:

Design Gráfico, Jogo, Método de Projeto, Prática de Projeto, Tipografia

Resumo

Este trabalho visa demonstrar que o jogo pode ser um método de projeto em design gráfico, compreendendo o jogo como um ato de divertimento e recreação. Esse conceito foi abordado pelos autores Johan Huizinga, em Homo Ludens, Richard Sennet, em O Artífice, e também pelo designer Paul Rand, que descreve o jogo como um elemento indissociável à prática do design. Para apresentar como os processos do jogo funcionam, recorreu- se ao autor Mihaly Csikszentmihalyi, que descreve o fluxo e o feedback durante o processo de jogar. Para exemplificar esses conceitos teóricos na prática de projeto, foi desenvolvido um exercício com os alunos da disciplina de Tipografia do curso de pós-graduação em Design Editorial do Centro Universitário Senac, em abril de 2015.

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Referências

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Publicado

2016-11-29

Como Citar

Augusto Leal, L., & Gil Filho, V. (2016). O jogo como método de projeto em design gráfico. DAT Journal, 1(1), 37–51. https://doi.org/10.29147/dat.v1i1.11