“Vida Maria”: a representação e a imagem digital figurativa

Autores/as

  • Juliana Baptista dos Santos
  • Luisa Angelica Paraguai Donati

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.530

Palabras clave:

Arte y cine, Cine de animación, Imagen digital figurativa, Representación

Resumen

As tecnologias digitais e os avanços proporcionados pela computação gráfica no campo das artes visuais, influem o processo de criação e modos de operar a imagem do cinema de animação, ao final do século XX. A partir da década de 80, as relações entre arte, mídia e tecnologia se intensificam provocando discussões sobre a produção artística e a difusão de novos produtos culturais. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as características das imagens numéricas figurativas, no contexto do paradigma pós-fotográfico (Santaella e Nöth, 1998), enquanto representam o cotidiano, considerando o conceito de rememoração, sob as discussões de Aumont (1993) e Gombrich (1986). O artigo também aponta as reflexões da contemporaneidade a partir das imagens modeladas ao escolher como objeto de estudo o cinema de animação nacional, na obra “Vida Maria”, produzido no Ceará, pelo diretor Márcio Ramos em 2006.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Baptista dos Santos

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pelo PPG LIMIAR da PUC Campinas, especialista em Design de Interfaces e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Valinhos (2001). Atualmente, é professora da ETEC de Hortolândia (Centro Paula Souza), na área de administração de marketing e design digital, professora também no Colégio Politécnico Bento Quirino, na área de design gráfico e na Universidade Paulista (UNIP) em Campinas, nos cursos de Design Gráfico, Fotografia, Áudio Visual, Publicidade e Propaganda, Propaganda e Marketing.

Luisa Angelica Paraguai Donati

Coordenadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Midia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consultora Ad Hoc da CAPES e FAPESP. Reviewer da Leonardo Digital. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Produção e Pesquisa em Arte. Pesquisadora e artista nas interlocuções entre arte, design e tecnologia. Graduada em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas, e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão e no Programa de Pós Graduação em Performances Culturais, Universidade Federal de Goiás.

Citas

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BUCCINI, Marcus. Trajetória do cinema de animação em Pernanbuco. 2016 (Tese de Doutorado) Universidade Federal de Pernanbuco, Centro de Artes e Comunicação, 2016.

CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguales y desconectados: Mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa editorial, 2005.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In André Parente (Org.), Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 37-48.

GOMBRICH, Ernst Hans Josef. Arte e ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. vol. 57, p. 1-30, Florianópolis, 2003.

NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lucia. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

PLAZA, Julio; TAVARES, Monica. Processos Criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.

VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Santos, J. B. dos, & Donati, L. A. P. (2022). “Vida Maria”: a representação e a imagem digital figurativa. DAT Journal, 7(2), 31–42. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.530