“Vida Maria”: a representação e a imagem digital figurativa
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.530Palavras-chave:
Arte e tecnologia, Cinema de animação, Imagem digital figurativa, RepresentaçãoResumo
As tecnologias digitais e os avanços proporcionados pela computação gráfica no campo das artes visuais, influem o processo de criação e modos de operar a imagem do cinema de animação, ao final do século XX. A partir da década de 80, as relações entre arte, mídia e tecnologia se intensificam provocando discussões sobre a produção artística e a difusão de novos produtos culturais. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as características das imagens numéricas figurativas, no contexto do paradigma pós-fotográfico (Santaella e Nöth, 1998), enquanto representam o cotidiano, considerando o conceito de rememoração, sob as discussões de Aumont (1993) e Gombrich (1986). O artigo também aponta as reflexões da contemporaneidade a partir das imagens modeladas ao escolher como objeto de estudo o cinema de animação nacional, na obra “Vida Maria”, produzido no Ceará, pelo diretor Márcio Ramos em 2006.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BUCCINI, Marcus. Trajetória do cinema de animação em Pernanbuco. 2016 (Tese de Doutorado) Universidade Federal de Pernanbuco, Centro de Artes e Comunicação, 2016.
CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguales y desconectados: Mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa editorial, 2005.
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In André Parente (Org.), Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. p. 37-48.
GOMBRICH, Ernst Hans Josef. Arte e ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. vol. 57, p. 1-30, Florianópolis, 2003.
NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lucia. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
PLAZA, Julio; TAVARES, Monica. Processos Criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.
VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.