Aportes del Design Thinking al desarrollo de proyectos de Ciencia Ciudadana

Autores/as

  • Filipe Aguiar Cargnin
  • Rafael Martins Alves
  • Ana Letícia Oliveira do Amaral
  • Gilson Braviano
  • Berenice Santos Gonçalves
  • Maria Collier de Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.552

Palabras clave:

Ciencia ciudadana, Design Thinking, Participación, Colaboración

Resumen

En las últimas décadas se ha notado una proliferación de nuevos contextos para la investigación y el aprendizaje colaborativo. La Ciencia Ciudadana es una forma de producir conocimiento, que consiste en la participación voluntaria de individuos, generalmente sin formación científica, en la recolección, categorización, transcripción y/o análisis de datos científicos. Design Thinking, a su vez, es un enfoque de innovación poderoso, efectivo y accesible, que puede ser utilizado por individuos y equipos, en numerosas situaciones, con el objetivo de generar e implementar ideas innovadoras que tengan impacto. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es promover una reflexión sobre las similitudes entre estos dos enfoques y discutir cómo el Design Thinking puede contribuir a la planificación, desarrollo y evaluación de proyectos de Ciencia Ciudadana, a partir de una investigación bibliográfica exploratoria.

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Biografía del autor/a

Filipe Aguiar Cargnin

É doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor colaborador no cursos de Design Gráfico e Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Animação, Roteiro, Jogos e Computação Gráfica.

 

Rafael Martins Alves

Doutorando em design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em jornalismo pela UFSC (2012) e bacharel em design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ 2003). Professor substituto no IFSC Palhoça em 2016 (multimídia e comunicação visual). Foi professor no Senai Florianópolis de 2010 a 2016 (indústrias criativas) e na Faculdade Energia em 2019 (design). Atuou como Professor Pesquisador/ Designer Gráfico pelo CERFEaD/IFSC (2013-2015 e 2017-2019), professor e conteudista pela UnisulVirtual (2017-2018) e como supervisor de projeto no SEAD/UFSC (2019). Atualmente é designer multimídia em Dot Digital Group.

Ana Letícia Oliveira do Amaral

Possui graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Fotografia pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e mestrado em Design, linha de pesquisa Mídia e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda na mesma instituição, na linha de Mídia e Tecnologia.

Gilson Braviano

É Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Matemática pela mesma instituição. Desde 1995, trabalha no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em disciplinas como Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Métodos de Pesquisa e Estatística Multivariada. Suas áreas de interesse envolvem métodos de representação, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de estatísticas para análise de dados.

Berenice Santos Gonçalves

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce a função de professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua nos programas de Mestrado e Doutorado em Design. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Tecnologia.

Maria Collier de Mendonça

É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutora em Mídias do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na York University em Toronto com bolsa CAPES. Graduada em Comunicação Social com Habilitação para Publicidade e Propaganda (ESPM-SP) e Tecnóloga em Design Gráfico (UNIVALI-SC). Atua nas áreas de Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo, Comunicação, Gênero e Desigualdades e Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional.

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Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Cargnin, F. A., Alves, R. M., Amaral, A. L. O. do, Braviano, G., Gonçalves, B. S., & Mendonça, M. C. de. (2022). Aportes del Design Thinking al desarrollo de proyectos de Ciencia Ciudadana. DAT Journal, 7(2), 163–178. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.552