Contribuições do Design Thinking para o desenvolvimento de projetos de Ciência Cidadã

Autores

  • Filipe Aguiar Cargnin
  • Rafael Martins Alves
  • Ana Letícia Oliveira do Amaral
  • Gilson Braviano
  • Berenice Santos Gonçalves
  • Maria Collier de Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.552

Palavras-chave:

Ciência Cidadã, Participação, Design Thinking, Colaboração

Resumo

Nas últimas décadas, percebeu-se a proliferação de uma série de novos contextos de pesquisa e aprendizado colaborativos. A Ciência Cidadã é um modo de produção do conhecimento, que consiste na participação voluntária de indivíduos, os quais, geralmente, não possuem formação científica, na coleta, categorização, transcrição e/ou análise de dados científicos. O Design Thinking, por sua vez, é uma abordagem de inovação poderosa, eficaz e acessível, que pode ser utilizada por indivíduos e equipes, em inúmeras situações, com o objetivo de gerar e implementar ideias inovadoras que causem impacto. Sendo assim, o objetivo deste artigo é promover uma reflexão acerca das similaridades entre essas duas abordagens e discutir como o Design Thinking pode contribuir no planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos de Ciência Cidadã, a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Aguiar Cargnin

É doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor colaborador no cursos de Design Gráfico e Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Animação, Roteiro, Jogos e Computação Gráfica.

Rafael Martins Alves

Doutorando em design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em jornalismo pela UFSC (2012) e bacharel em design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ 2003). Professor substituto no IFSC Palhoça em 2016 (multimídia e comunicação visual). Foi professor no Senai Florianópolis de 2010 a 2016 (indústrias criativas) e na Faculdade Energia em 2019 (design). Atuou como Professor Pesquisador/ Designer Gráfico pelo CERFEaD/IFSC (2013-2015 e 2017-2019), professor e conteudista pela UnisulVirtual (2017-2018) e como supervisor de projeto no SEAD/UFSC (2019). Atualmente é designer multimídia em Dot Digital Group.

Ana Letícia Oliveira do Amaral

Possui graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Fotografia pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e mestrado em Design, linha de pesquisa Mídia e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda na mesma instituição, na linha de Mídia e Tecnologia.

Gilson Braviano

É Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Matemática pela mesma instituição. Desde 1995, trabalha no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em disciplinas como Desenho Geométrico, Geometria Descritiva, Métodos de Pesquisa e Estatística Multivariada. Suas áreas de interesse envolvem métodos de representação, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de estatísticas para análise de dados.

Berenice Santos Gonçalves

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce a função de professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua nos programas de Mestrado e Doutorado em Design. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Tecnologia.

Maria Collier de Mendonça

É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutora em Mídias do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na York University em Toronto com bolsa CAPES. Graduada em Comunicação Social com Habilitação para Publicidade e Propaganda (ESPM-SP) e Tecnóloga em Design Gráfico (UNIVALI-SC). Atua nas áreas de Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo, Comunicação, Gênero e Desigualdades e Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional.

Referências

AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011

BAECK, A.; GREMETT, P. Design Thinking. In: DEGEN, H; YUAN, X. (eds.) UX best practices: how to achieve more impact with user experience. Nova Iorque: McGraw-Hill Osborne Media, 2011.

BONNEY, R. et al. Next steps for citizen science. Science, [S.l.], v. 343, n. 6178, p. 1436-1437, mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1251554

BONNEY, R. et al. Citizen science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. Bioscience, Oxford, v. 59, n. 11, p. 977-984, dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9

BRENNER, W.; UEBERNICKEL, F.; ABRELL, T. Design Thinking as mindset, process, and toolbox. Design Thinking For Innovation, [S.l.], p. 3-21, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-26100-3_1

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017.

BROWN, T.; WYATT, J. Design Thinking for Social Innovation. Development Outreach, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 29-43, jul. 2010. DOI: https://doi.org/10.1596/1020-797X_12_1_29

COHN, J. Citizen science: can volunteers do real research? Bioscience, Oxford, v. 58, n. 3, mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1641/B580303

DREWS, C. Unleashing the full potential of Design Thinking as a business method. Design Management Review, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 38-44, set. 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1948-7169.2009.00020.x

FARIDANI, S. et al. A Networked telerobotic observatory for collaborative remote observation of avian activity and range change. IFAC Proceedings Volumes, [S.l.], v. 42, n. 22, p. 56-61, 2009. DOI: https://doi.org/10.3182/20091006-3-US-4006.00010

FRANZONI, C.; SAUERMANN, H. Crowd science: the organization of scientific research in open collaborative projects, [S.l.], v. 43, n. 1, p. 1-20, ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2013.07.005

HILL, A.; GURALNICK, R.; SMITH, A.; SALLANS, A.; GILLESPIE, R.; DENSLOW, M.; GROSS, J.; MURRELL, Z.; CONYERS, T.; OBOYSKI, P. The notes from nature tool for unlocking biodiversity records from museum records through citizen science. Zookeys, [S.l.], v. 209, p. 219-233, 20 jul. 2012. DOI: https://doi.org/10.3897/zookeys.209.3472

IDEO. Methods. In: DESIGN KIT. 2016. Disponível em: www.designkit.org/methods. Acesso em: 26 nov. 2020.

MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly: Rockport Publishers, 2012.

NEWMAN, G. et al. The future of citizen science: emerging technologies and shifting paradigms. Frontiers in Ecology and the Environment, [S.l.] v. 10, n. 6, p. 298-304, 2012. DOI: https://doi.org/10.1890/110294

ROCHA, Luana M. P. Os cientistas e a ciência cidadã: um estudo exploratório sobre a visão dos pesquisadores profissionais na experiência brasileira. 2019. 76f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1053>. Acesso em: 03 de jan. de 2021.

SENABRE, E.; FERRAN-FERRER, N.; PERELLÓ, J. Participatory design of citizen science experiments: diseño participativo de experimentos de ciencia ciudadana. Comunicar: Media Education Research Journal, Barcelona, p. 29-38, jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.3916/C54-2018-03

SEBRAE. O quadro de modelo de negócios: um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócio. 2013. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/be

c09f2e9502c51b09634badd2821/$File/4439.pdf. Acesso em: 27 nov. 2020.

SILVERTOWN, J. A new dawn for citizen science. Trends in Ecology & Evolution, [S.l.], v. 24, n. 9, p. 467-471, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tree.2009.03.017

STEEN, M. Human-centered design as a fragile encounter. Design Issues, Massachusetts, v. 28, n. 1, 2011, p. 72-80. DOI: https://doi.org/10.1162/DESI_a_00125

TEAL, R. Developing a (non-linear) practice of Design Thinking. International Journal of Art & Design Education, Oxford, v. 29, n. 3, p. 294-302, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1476-8070.2010.01663.x

TEIXEIRA, L.; TEIXEIRA-COSTA, L.; HINGST-ZAHER, E. Vital Brazil: um pioneiro na prática da ciência cidadã. Cadernos de História da Ciência, São Paulo, v. 10, n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33904

VIANNA, M. et al. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

WIGGINS, A.; CROWSTON, K. From conservation to crowdsourcing: a typology of citizen science. In: 44th Hawaii International Conference on System Sciences, 44, 2011, Kauai. Proceedings of the 44th Hawaii International Conference on System Sciences. Washington: IEEE Computer Society, 2011, p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.1109/HICSS.2011.207

WOLOSZYN, M. et al. Design Thinking no contexto do projeto editorial: contribuições instrumentais. DAPesquisa, Florianópolis, v. 13, n. 21, p. 59-75, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312913212018059

ZOONIVERSE. Galaxy Zoo. 2020. Disponível em: https://www.zooniverse.org/projects/zookeeper/galaxy-zoo/classify. Acesso em: 25 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Cargnin, F. A., Alves, R. M., Amaral, A. L. O. do, Braviano, G., Gonçalves, B. S., & Mendonça, M. C. de. (2022). Contribuições do Design Thinking para o desenvolvimento de projetos de Ciência Cidadã. DAT Journal, 7(2), 163–178. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.552