Dropping The Urn: a cultura partida e reduzida a pó na obra de Ai Weiwei

Autores/as

  • Rodrigo Kiko
  • Priscila Arantes

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.594

Palabras clave:

Diseño, Cultura Material, Memoria Cultural, Ai Weiwei

Resumen

Este artículo examina una de las obras más icónicas del artista chino contemporáneo Ai Weiwei: Dropping a Han Dynasty Urn (1995). Se hace una breve puntuación sobre las características estéticas y simbólicas referentes a la tradición e identidad china reflejada en la cerámica. Aborda los conceptos de cultura material y memoria cultural para el estudio de caso de la obra del artista desde la perspectiva de Kopytoff. Con ello, analiza la acción performativa del artista en el tríptico fotográfico, relacionando los contextos históricos culturales con el discurso de la obra.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Kiko

Artista visual e professor do ensino superior no curso de Artes Visuais da Faculdade FMU. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e pós graduado em Fundamentos da cultura e das artes pela Universidade UNESP.

Priscila Arantes

Critica, curadora, professora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado pela Penn State University (USA) e UNICAMP. Pesquisadora produtividade PQ 2 (Cnpq-2017/2021) é professora titular do PPG em Design da Universidade Anhembi Morumbi, coordenadora e docente do curso em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP e pesquisadora colaboradora do MAC- -USP com o projeto Museu, Arte e Memoria: politicas e poeticas contra o esquecimento.

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Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Kiko, R., & Arantes, P. (2022). Dropping The Urn: a cultura partida e reduzida a pó na obra de Ai Weiwei. DAT Journal, 7(2), 54–65. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.594