Dropping The Urn: a cultura partida e reduzida a pó na obra de Ai Weiwei

Autores

  • Rodrigo Kiko
  • Priscila Arantes

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.594

Palavras-chave:

Design, Cultura Material, Memória Cultural, Ai Weiwei

Resumo

Este artigo examina uma das obras mais icônicas do artista contemporâneo chinês Ai Weiwei: Dropping a Han Dynasty Urn (1995). Faz-se uma breve pontuação acerca das características estéticas e simbólicas referentes a tradição e identidade chinesa refletidas nas cerâmicas. Aborda os conceitos de cultura material e memória cultural para o estudo de caso da obra do artista sob a perspectiva de Kopytoff. Com isso, analisa a ação performática do artista no tríptico fotográfico, relacionando os contextos culturais históricos ao discurso do obra.

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Biografia do Autor

Rodrigo Kiko

Artista visual e professor do ensino superior no curso de Artes Visuais da Faculdade FMU. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e pós graduado em Fundamentos da cultura e das artes pela Universidade UNESP.

Priscila Arantes

Critica, curadora, professora e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado pela Penn State University (USA) e UNICAMP. Pesquisadora produtividade PQ 2 (Cnpq-2017/2021) é professora titular do PPG em Design da Universidade Anhembi Morumbi, coordenadora e docente do curso em Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP e pesquisadora colaboradora do MAC- -USP com o projeto Museu, Arte e Memoria: politicas e poeticas contra o esquecimento.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Kiko, R., & Arantes, P. (2022). Dropping The Urn: a cultura partida e reduzida a pó na obra de Ai Weiwei. DAT Journal, 7(2), 54–65. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.594