El Viaje de las Princesas Disney

un análisis narrativo y arquetípico

Autores/as

  • Alexia Silva da Silveira Araujo Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0002-4721-8317
  • Marcus Martini Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Beatriz Miyuri Koshikawa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Frozza de Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milton Luiz Horn Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.860

Palabras clave:

Arquetipos, Princesas Disney, Desarrollo de personajes, Estructura narrativa

Resumen

El presente artículo explora la interdependencia del papel narrativo de un personaje con su arco personal, a través de un análisis de cuatro películas de princesas de Disney de la Era del Retorno del estudio, a saber: Enredados (2010), Valiente (2012), Frozen (2013) y Moana (2016). Se llevará a cabo la identificación de la estructura de los Tres Actos y la estructuración narrativa de cada obra fílmica, así como el análisis de los arquetipos de Vogler (2015) y Bolen (1990) aplicados a las protagonistas de las historias, además del análisis de los arcos de los personajes y sus conflictos internos y/o externos que impulsan las tramas. A través del análisis de cada una de las protagonistas, es posible establecer conexiones entre la progresión de la historia y la evolución arquetípica de cada personaje, identificando la interdependencia del desarrollo narrativo con el desarrollo del personaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexia Silva da Silveira Araujo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Animação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestra em Design pela mesma universidade. Possui especialização em Design Gráfico pela Faculdade IBRA e em História da Arte pela Faculdade Unyleya. Acumula alguns prêmios nas áreas de animação, design de cartazes, ilustração e publicidade. Foi professora temporária no curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2022. Atualmente é doutoranda do curso de Design na UFSC.

Marcus Martini Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Animação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Design e Animação - UIPI durante um ano auxiliando na produção e gestão de projetos, e atuando na gestão de RH. Atualmente estagia na Agecom UFSC como motion designer.

Beatriz Miyuri Koshikawa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de graduação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Design e Animação - UIPI durante um ano no desenvolvimento e gestão de projetos e equipes. Atualmente participa do projeto de extensão Rotfather trabalhando com animação 2D frame a frame e design de personagens.

Rafael Frozza de Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de graduação em Animação Keywords Archetypes, Disney Princesses, Character development, Narrative structure. na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Design e Animação - UIPI durante um ano como assessor na Diretoria de Projetos, participando da criação de mascotes para empresas e personagens para tiras e histórias em quadrinhos.

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) especialização em Engenharia Química (cerâmica) pela Universidade de Valencia - Espanha (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. É líder dos Grupos de pesquisa TECMIDIA e Comunicação Visual.

Citas

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Edipro, 2011.

BOLEN, J. S. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. São Paulo: Paulus, 1990.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/ Pensamento, 2009.

FIELD, S. Manual do roteiro: os fundamentos do roteiro cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUDSON, K. The virgin’s promise: writing stories of feminine creative, spiritual, and sexual awakening. Studio City, CA: Michael Wiese Productions, 2010.

JUNG, C. G. The archetypes and the collective unconscious. Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315725642

LAMB, N. The Art And Craft Of Storytelling : a comprehensive guide to classic writing techniques. Cincinnati, Ohio: F+W Media, 2008.

ROBERTS, E. V. Literature: an introduction to reading and writing. New York: Longman, 2009.

ROSS, E. I. Write Now!: surprising ways to increase your creativity. Barnes & Noble Publishing, 2003.

VOGLER, C. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. São Paulo: Aleph, 2015.

WEILAND, K. M. Creating Character Arcs: the masterful author’s guide to uniting story structure, plot, and character development. Penforasword Publishing, 2016.

Publicado

2025-04-14

Cómo citar

Araujo, A. S. da S., Silva, M. M., Koshikawa, B. M., Matos, R. F. de, & Vieira, M. L. H. (2025). El Viaje de las Princesas Disney: un análisis narrativo y arquetípico. DAT Journal, 10(1), 41–57. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.860