A Jornada das Princesas Disney

uma análise narrativa e arquetípica

Autores

  • Alexia Silva da Silveira Araujo Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0002-4721-8317
  • Marcus Martini Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Beatriz Miyuri Koshikawa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Frozza de Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milton Luiz Horn Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.860

Palavras-chave:

Arquétipos, Princesas, Desenvolvimento de personagem, Estrutura narrativa

Resumo

O presente artigo explora a interdependência do papel narrativo de um personagem com seu arco pessoal, por meio de uma análise de quatro filmes de princesas da Disney da Era do Retorno do estúdio, sendo estes: Enrolados (2010), Valente (2012), Frozen (2013) e Moana (2016). Será realizada a identificação da estrutura dos Três Atos e da estruturação narrativa de cada obra fílmica, bem como a análise dos arquétipos de Vogler (2015) e Bolen (1990) aplicados às protagonistas das histórias, além da análise dos arcos das personagens e seus conflitos internos e/ou externos que impulsionam as tramas. Por meio da análise de cada uma das protagonistas é possível estabelecer conexões entre a progressão da história e a evolução arquetípica de cada personagem, identificando a interdependência do desenvolvimento da narrativa com o desenvolvimento de personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexia Silva da Silveira Araujo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Animação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestra em Design pela mesma universidade. Possui especialização em Design Gráfico pela Faculdade IBRA e em História da Arte pela Faculdade Unyleya. Acumula alguns prêmios nas áreas de animação, design de cartazes, ilustração e publicidade. Foi professora temporária no curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2022. Atualmente é doutoranda do curso de Design na UFSC.

Marcus Martini Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Animação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Design e Animação - UIPI durante um ano auxiliando na produção e gestão de projetos, e atuando na gestão de RH. Atualmente estagia na Agecom UFSC como motion designer.

Beatriz Miyuri Koshikawa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de graduação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Design e Animação - UIPI durante um ano no desenvolvimento e gestão de projetos e equipes. Atualmente participa do projeto de extensão Rotfather trabalhando com animação 2D frame a frame e design de personagens.

Rafael Frozza de Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de graduação em Animação Keywords Archetypes, Disney Princesses, Character development, Narrative structure. na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Design e Animação - UIPI durante um ano como assessor na Diretoria de Projetos, participando da criação de mascotes para empresas e personagens para tiras e histórias em quadrinhos.

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) especialização em Engenharia Química (cerâmica) pela Universidade de Valencia - Espanha (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. É líder dos Grupos de pesquisa TECMIDIA e Comunicação Visual.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Edipro, 2011.

BOLEN, J. S. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. São Paulo: Paulus, 1990.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/ Pensamento, 2009.

FIELD, S. Manual do roteiro: os fundamentos do roteiro cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUDSON, K. The virgin’s promise: writing stories of feminine creative, spiritual, and sexual awakening. Studio City, CA: Michael Wiese Productions, 2010.

JUNG, C. G. The archetypes and the collective unconscious. Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315725642

LAMB, N. The Art And Craft Of Storytelling : a comprehensive guide to classic writing techniques. Cincinnati, Ohio: F+W Media, 2008.

ROBERTS, E. V. Literature: an introduction to reading and writing. New York: Longman, 2009.

ROSS, E. I. Write Now!: surprising ways to increase your creativity. Barnes & Noble Publishing, 2003.

VOGLER, C. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. São Paulo: Aleph, 2015.

WEILAND, K. M. Creating Character Arcs: the masterful author’s guide to uniting story structure, plot, and character development. Penforasword Publishing, 2016.

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Araujo, A. S. da S., Silva, M. M., Koshikawa, B. M., Matos, R. F. de, & Vieira, M. L. H. (2025). A Jornada das Princesas Disney: uma análise narrativa e arquetípica. DAT Journal, 10(1), 41–57. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i1.860