SEE BEYOND

contribuições à prática projetual de estudantes videntes e com deficiência visual no contexto de formação superior em Design

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.91

Palabras clave:

Design, deficiência visual, ensino-aprendizagem, percepção sensorial, SEE BEYOND

Resumen

O método SEE BEYOND, constituído por três módulos – Fundamentação; Potencialização; e Materialização – amplia a estrutura da metodologia projetual, convencionalmente aplicada nos cursos de formação superior em design, ao incorporar estímulos sensório-motores no desenvolvimento de cada etapa projetual. Elaborado ao longo de 18 meses, SEE BEYOND foi primeiramente validado junto a um grupo de pessoas com deficiência visual, sem experiência ou contato prévio com conteúdos/referências acadêmicas relativos ao Design. Este método, ao mesmo tempo que inclui o deficiente visual neste contexto de formação, também amplia os estímulos experienciados pelos estudantes videntes; expande a percepção dos elementos projetuais necessários ao desenvolvimento de projetos em design; e potencializa o processo de ensino-aprendizagem de estudantes, com ou sem deficiência visual. Este artigo enfoca as principais contribuições do método SEE BEYOND [1] aos estudantes com deficiência visual (PcDV) - primeira instância de validação deste método; assim como [2] aos estudantes videntes - segunda instância de validação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ACKERMAN, S. 1992. Discovering the Brain. Washington (DC): National Academies Press (US).

BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso. 2003. Multisensorialidade no ensino de desenho a cegos. São Paulo: USP. Master’s dissertation. Disponível em https://goo.gl/s4QJJr >. Acesso em 12 jul. 2014.

CARTER, Rita. 2012. O livro do cérebro. Rio de Janeiro: Agir.

COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. 2011. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed.

DAMÁSIO, António. 2004. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentidos. São Paulo: Companhia das Letras.

DAMÁSIO, António R. 2011. E o cérebro criou o homem. São Paulo, Companhia das Letras.

DAMÁSIO, António R. 2012. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras.

DREW, Linda; BAILEY, Sue; SHREEVE, Alison. 2002. Fashion variations: student approaches to learning in fashion design. Disponível em https://goo.gl/sBgBDS. Acesso em 15 set. 2014.

ESTRELA, Joseneide Bezerra Cerqueira; RIBEIRO, Josenete dos Santos Falcão. 2012. Analysis of Relationship between Memory and Learning Construction of Knowledge. Disponível em https://goo.gl/SqPSFP. Acesso em jul. 2014.

FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Refael S.; FALIK, Louis H. 2014. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes.

GILEAD, Michael; LIBERMAN, Nira; MARIL, Anat. From mind to matter: neural correlates of abstract and concrete mindsets. 2014. Disponível em https://goo.gl/VHBy9R/. Acesso em 06 jan 2016.

IZQUIERDO, Iván. 2011. Memória. Porto Alegre: Artmed.

LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho, ZUANON, Rachel. 2016. Fashion design and tactile perception: a teaching/learning methodology to enable visually-handicapped people to identify textile structures. Lecture Notes in Computer Science, vol 9749, pp 233-244. Disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-39862-4_22 Acesso em 02 ago 2016.

LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho. 2016. Cognitive processes in fashion design: designing and modelling projects for the visually handicapped. In ZUANON, Rachel (org.). Projective processes and neurosciences in art and design. Hershey PA, USA: IGI Global, pp 205-222 Disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-39862-4_22 Acesso em 30 jul 2016.

LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho; ZUANON, Rachel. 2017. The Foundation of the SEE BEYOND method: Fashion Design and Neuroeducation applied to the teaching of the project methodology to students with congenital and acquired blindness. Lecture Notes in Computer Science, vol 10291, pp 528-546. Disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-58697-7_40 Acesso em 31 jul 2017.

LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho, ZUANON, Rachel. 2018. SEE BEYOND: Enhancement – Strategies in Teaching Learning as a Stimulus to Creativity in Fashion Design. Lecture Notes in Computer Science, vol 10917.

MACHADO, Angelo B.M.; HAERTEL, Lucia Machado. 2014. Neuroanatomia funcional. São Paulo: Editora Atheneu.

MARTIN, John H. 2013. Neuroanatomia: texto e atlas. Porto Alegre: AMGH.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. 2001 A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena.

NEE, Derek Evan; JAHN, Andrew; BROWN, Joshua W. Prefrontal Cortex Organization: Dissociating Effects of Temporal Abstraction, Relational Abstraction, and Integration with fMRI. 2014. Disponível em https://goo.gl/LxOdt3. Acesso em 06 jan 2016.

NICOLELIS, Miguel. 2011. Muito além de nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas. São Paulo: Companhia das Letras.

PERLOVSKY, Leonid; ILIN, Roman. Brain. 2012. Conscious and Unconscious Mechanisms of Cognition, Emotions, and Language. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4061812/. Acesso em 07 jan 2016.

SACKS, Oliver. 2010. O olhar da mente. São Paulo: Companhia das Letras.

SPORNS, Olaf. Network Analysis, Complexity, and Brain Function. Disponível em http:// https://goo.gl/ysBqrz. Acesso em 6, jul 2014.

TABACOW, Luiz Samuel. Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos. Disponível em http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_arquivos/3/TDE-2006-06-30T115909Z-1178/Publico/Luiz%20Tabacow.pdf, Acesso em set, 2015.

TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. 2008. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain and education science). Doctoral Research. Capella University. Disponível em http://pqdtopen.proquest.com/doc/250881375.html?FMT=ABS. Acesso em 30 jan. 2015.

ZEKI, Semir. 2000. Abstraction and idealism: From Plato to Einstein: how do we acquire knowledge? Disponível em http://www.vislab.ucl.ac.uk/pdf/platotoeinstein.pdf. Acesso em 06 jan 2016.

Publicado

2018-11-16

Cómo citar

Coelho Lima Júnior, G., & Zuanon, R. (2018). SEE BEYOND: contribuições à prática projetual de estudantes videntes e com deficiência visual no contexto de formação superior em Design. DAT Journal, 3(2), 203–231. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.91