SEE BEYOND
contribuições à prática projetual de estudantes videntes e com deficiência visual no contexto de formação superior em Design
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.91Palavras-chave:
Design, deficiência visual, ensino-aprendizagem, percepção sensorial, SEE BEYONDResumo
O método SEE BEYOND, constituído por três módulos – Fundamentação; Potencialização; e Materialização – amplia a estrutura da metodologia projetual, convencionalmente aplicada nos cursos de formação superior em design, ao incorporar estímulos sensório-motores no desenvolvimento de cada etapa projetual. Elaborado ao longo de 18 meses, SEE BEYOND foi primeiramente validado junto a um grupo de pessoas com deficiência visual, sem experiência ou contato prévio com conteúdos/referências acadêmicas relativos ao Design. Este método, ao mesmo tempo que inclui o deficiente visual neste contexto de formação, também amplia os estímulos experienciados pelos estudantes videntes; expande a percepção dos elementos projetuais necessários ao desenvolvimento de projetos em design; e potencializa o processo de ensino-aprendizagem de estudantes, com ou sem deficiência visual. Este artigo enfoca as principais contribuições do método SEE BEYOND [1] aos estudantes com deficiência visual (PcDV) - primeira instância de validação deste método; assim como [2] aos estudantes videntes - segunda instância de validação.
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