Algoritmo e tipografia

O código como parte do processo de criação de uma fonte digital

Autores

  • Andréa Pennino Graciano
  • Luisa Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p116-128

Palavras-chave:

Algoritmo, Tipografia, Processo de Criação, Parametrização

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o processo de criação da fonte digital TEP (Tipografia Experimental Parametrizada), cujos desenhos foram produzidos com o auxílio de algoritmos, ou seja, códigos de programação. Os processos de parametrização e de seleção randômica norteiam as soluções possíveis na formação dos caracteres, que se organizam esteticamente sem o foco da legibilidade, apesar de ser possível a identificação das letras e dos números nos mesmos. O projeto TEP organiza os tipos como módulos visuais,que repetidos e manipulados por outros algoritmos geram padrões e/ou texturas.
Importa salientar a experimentação prática como ação metodológica, que incorpora o inesperado formulado pela lógica computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge, Massachusetts; London, England: Harvard University Press, 1964.

BECCARI, Marcos. Dilemas do design VII: metalinguagem. 2013. Disponível em http://filosofiadodesign.com/dilemas-do-design-vii-metalinguagem/. Acessado em agosto/2016.

FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma future filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume Editora, 2011.

GRACIANO, Andrea Pennino. Projeto Trama.Tipos: composições visuais com tipografias ornamentais (Trabalho de Conclusão de Curso). Caderno: Set Tipográfico. São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi, 2015.

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. Lisboa, Portugal: Edições 70 Lda, 2006.

PARAGUAI, Luisa. Mapeamento da mobilidade: traços de percursos. In Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Afonso Mederiso, Lucia Gouvêa Pimentel, Idanise Hamoy, Yacy-Ara Froner (orgs.). Belo Horizonte: ANPAP; Programa de Pós-Graduação em Artes, UFMG, 2014.

PROCESSING. Processing, 2004. Disponível em: http://www.processing.org. cessado em jun. de 2016.

REAS, Casey; MCWILLIANS, Chandler; LUST. Form + Code: In design, art and architecture, New York: Princeton Architectural Press, 2010.

ROCHA, Claudio. Projeto tipografico: Análise e Produção de Fontes, São Paulo: Editora Rosari, 2005.

ROCHA, Claudio. Novo projeto tipográfico, São Paulo: Editora Rosari, 2012.

VASSÃO, Caio Adorno. Arquitetura livre: complexidade, metadesign e ciência nômade. (Tese de Doutorado em Arquitetura). São Paulo, SP: FAUUSP, 2008.

VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010.

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Editora WMF Martins

Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Pennino Graciano, A., & Paraguai, L. (2016). Algoritmo e tipografia: O código como parte do processo de criação de uma fonte digital. DAT Journal, 1(1), 116–128. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p116-128