Responsabilidade social e educação em design: autonomia frente à complexidade dos fenômenos humanos na contemporaneidade

Autores

  • Caroline de Cerqueira Medeiros
  • Marisa Cobbe Maass

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.191

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Educação, Design, Autonomia, Complexidade

Resumo

Este trabalho aborda a responsabilidade social em diálogo com a educação em design como um possível caminho para que o aluno desenvolva a autonomia necessária para resolver os problemas complexos que emergem da contemporaneidade. Examina-se habilidades necessárias ao designer que compreende sua ação e seu papel ativo como sujeito neste contexto, através de revisão bibliográfica. Salienta-se a habilidade de lidar com as incertezas e complexidade do mundo, observando a subjetividade implicada no processo de design, a dinamicidade dos sistemas abertos, o processo dialógico e polissêmico em processos colaborativos de design no contexto de inovação social, exercitando a empatia e afetividade. Compreende-se que a responsabilidade social, assumida por parte do aluno de design, traz consigo a transformação pessoal, abertura ao diferente e capacidade de escuta ativa em qualquer ambiente. A inevitabilidade da transdisciplinaridade na educação em design é uma constatação e o estímulo a estudantes ocuparem posições de decisão nos processos pedagógicos é visto como catalizador destes aprendizados.

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Biografia do Autor

Caroline de Cerqueira Medeiros

É graduada em Design pela PUC-Goiás, atualmente cursa o mestrado em Design pela Universidade de Brasília, onde pesquisa educação em design e pedagogia do design na linha de pesquisa Design, Espaço e Mediações. Tem experiência na área de design, com ênfase em design gráfico atuando principalmente com mídias sociais e design editorial. É membro do grupo de pesquisa Design Educação.

Marisa Cobbe Maass

É professora do Departamento de Design da Universidade da Brasília desde o ano 2000 e Pesquisadora no PPG Design desde 2013, atuando na linha de pesquisa Design, Espaço e Mediações. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Teoria e História pela UnB e Doutora em Estética do Design, com estágio na Universidade de Paris 1, Sorbonne. Concluiu o Pós-doutoramento no Núcleo de Educação Artística, do Centro de Investigação em Artes e Design e Sociedade na Belas Artes da Universidade do Porto em 2017. Lidera o Grupo de Pesquisa Design Educação desde
2017.

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

de Cerqueira Medeiros, C. ., & Cobbe Maass, M. . (2020). Responsabilidade social e educação em design: autonomia frente à complexidade dos fenômenos humanos na contemporaneidade. DAT Journal, 5(2), 39–52. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.191

Edição

Seção

Ensino do Design