O Ensino de Design no Brasil: Formação das Escolas, Diretrizes Curriculares Nacionais e ENADE
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.192Palavras-chave:
Ensino Reflexivo, Design, Ensino do Design, ENADEResumo
Este artigo aborda as diferentes análises sobre o ensino nos cursos de Design, tratando desde o desenvolvimento dos cursos, das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Design e uma avaliação crítica sobre a validade do ensino reflexivo para a realização do ENADE por parte dos estudantes. As análises são importantes uma vez que auxiliam no entendimento de como os cursos devem ser estruturados e quais as expectativas que têm em relação aos resultados do ENADE.
Downloads
Referências
ADG. História do Design. In: Associação de Design Gráfico. Disponível em: http://www.adg.org.br/institucional/historia. Acesso em: 27 de fevereiro de 2017.
ARANTES Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DATJournal Design Art and Technology, Vol 4 No 2 (2019). DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design. In: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf. Acesso em: 27 de novembro de 2017.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do design. 3ª Ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2011.
CARVALHO, Ana Paula Coelho. O ensino paulistano de design. São Paulo: Blücher, 2015.
COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre o ensino do design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2008.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Tradução Haydêe Camargo Campos. 4ª edição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
FAAP. Cursos de Design. In: FAAP - Faculdade Armando Álvares Penteado. Disponível em: http://www.faap.br/institucional/. Acesso em: 14 de janeiro de 2017.
FERREIRA, Claudio Lima. O ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Paraná: Editora Novas Edições Acadêmicas, 2016.
IED. Cursos. In: Istituto Europeo de Design. Disponível em: https://ied.edu.br/. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
INEP. ENADE. In: Instituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso em: 22 de fevereiro de 2017.
LANDIM, PC. Design, empresa, sociedade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Aca¬dêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 17 de novembro de 2018.
LEON, Ethel. Primeira Escola de Design do Brasil. In: IAC. Disponível em: http://www.blucher.com.br/livro/detalhes/iac-primeira-escola-de-design-do-brasil-655. Acesso em: 26 de outubro de 2015.
NESTERIUK, Sérgio; INGS, Welby. Novos Pensamentos & Reflexões Emergentes: Prática enquanto pes¬quisa em arte, design e tecnologia. In: DATJournal Design Art and Technology, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 3-8 (2018). DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.84. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.84
OLIVEIRA, I. M. O ensino de projeto na graduação em design no Brasil – O discurso da prática peda¬gógica. Tese (Doutorado em Design) – Departamento de Artes & Design/PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2009.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Hernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA, J. C. P.; HATADANI, P. S.; ANDRADE, R. R. Um estudo de caso sobre o ensino do Design no Brasil: a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
TEIXEIRA, J. A. O design estratégico na melhoria da competitividade das empresas. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
UEMG. História. In: Universidade Estadual de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ed.uemg. br/ sobre ed/historia. Acesso em: 26 de outubro de 2015.