O Ensino de Design no Brasil: Formação das Escolas, Diretrizes Curriculares Nacionais e ENADE

Autores

  • Miriam Therezinha Lona
  • Ana Mae Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.192

Palavras-chave:

Ensino Reflexivo, Design, Ensino do Design, ENADE

Resumo

Este artigo aborda as diferentes análises sobre o ensino nos cursos de Design, tratando desde o desenvolvimento dos cursos, das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Design e uma avaliação crítica sobre a validade do ensino reflexivo para a realização do ENADE por parte dos estudantes. As análises são importantes uma vez que auxiliam no entendimento de como os cursos devem ser estruturados e quais as expectativas que têm em relação aos resultados do ENADE.

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Biografia do Autor

Miriam Therezinha Lona

É doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), especialista em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989) e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1985). Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Administração, Marketing e Publicidade, em disciplinas de gestão e marketing. Possui experiência de 20 anos no ensino superior nas áreas de Educação, Administração de Empresas, Design e Marketing, principalmente nos seguintes temas: gestão, marketing, design, empreendedorismo, sustentabilidade e ensino superior.

Ana Mae Barbosa

É Professora Titular Senior na ECA/USP e na Universidade Anhembi Morumbi. Ensinou na Yale University e na The Ohio State University. Tem 23 livros publicados. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por suas pesquisas: a Ordem Nacional do Mérito Cientifico, a Ordem Nacional do Mérito Cultural e o Itaú Cultural 30 anos. Foi presidente da INSEA, da ANPAP e Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP.

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

Lona, M. T. ., & Barbosa, A. M. . (2020). O Ensino de Design no Brasil: Formação das Escolas, Diretrizes Curriculares Nacionais e ENADE. DAT Journal, 5(2), 53–75. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.192

Edição

Seção

Ensino do Design