Análise gráfica de resultados de projetos desenvolvidos por alunos em um curso técnico de design gráfico em São Paulo

Autores

  • Maria Beatriz Saraiva Dinelli 0000-0003-4370-1475
  • Luís Cláudio Portugal do Nascimento 0000-0003-4586-1747

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.201

Palavras-chave:

Pedagogia de design para jovens, ensino técnico de design, ensino de comunicação visual, memória gráfica, cultura visual

Resumo

Este estudo objetivou compreender como projetos escolares de alu­nos de um curso técnico de design gráfico, em São Paulo, em 2015, poderiam refletir elementos da cultura visual dos discentes. Por meio de pesquisa qua­litativa, pretendeu-se mapear componentes de linguagem visual em resul­tados de projetos de embalagens no Curso Técnico em Comunicação Visual, no Senac-SP, buscando identificar e analisar os elementos da cultura visual expressa nos trabalhos. Para isto, procurou-se sistematizar o corpus, anali­sar observações de campo, além de elaborar uma matriz de análise gráfica e paramétrica. Nos projetos, percebeu-se exploração relativamente restrita da gama de recursos expressivos do design, com adoção de padrões visuais, em geral, bastante convencionais. Em termos semânticos, parte significativa das composições evocava descontração e informalidade, refletindo experiências pessoais dos alunos. Resultados de tais exercícios parecem, então, espelhar preferências estéticas, repertórios e valores dos discentes, caracterizando, assim, ainda que apenas em parte, a memória gráfica do Curso Técnico em Comunicação Visual, no Senac-SP, em 2015, e a cultura visual idiossincrática daquela geração de alunos, naquele contexto específico.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Saraiva Dinelli, 0000-0003-4370-1475

É desig­ner gráfica formada pela Fundação Ar­mando Álvares Penteado (FAAP), com especialização em design gráfico pelo Is­tituto Lorenzo de’ Medici, Florença, Itália. Mestranda em design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universida­de de São Paulo (FAU-USP), com pesquisa voltada para o ensino de design gráfico em escolas técnicas de São Paulo.

Luís Cláudio Portugal do Nascimento, 0000-0003-4586-1747

Graduou-se em desenho industrial e co­municação visual na Esdi, Escola Supe­rior de Desenho Industrial, unidade da Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1983. Obteve a “Attestation dÉtude Approfondie”, correspondente ao mestrado profissional brasileiro, na área de concepção de produtos novos, na Ensam, École Nationale Supérieu­re dArts et Métiers, em Paris, em 1987. Doutorou-se em educação de artes, com pesquisa direcionada para o ensino do design, na New York University, em 1997. Possui experiência no magistério de design gráfico e design de produto, com ênfase em projeto, metodologia de projeto, metodologia de pesquisa, inovação tecnológica, história, teoria, crítica e ética do design. Atuou na Uni­versidade de Brasília, Esdi-Uerj, Puc-Rio e Unicamp. Atualmente, é professor e pesquisador da Fau-usp, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universi­dade de São Paulo.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Beatriz Saraiva Dinelli, M. ., & Portugal do Nascimento, L. C. . (2020). Análise gráfica de resultados de projetos desenvolvidos por alunos em um curso técnico de design gráfico em São Paulo. DAT Journal, 5(2), 174–187. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.201

Edição

Seção

Ensino do Design