Jogos digitais, automação e algoritmos

Jogos para aparelhos ou para seres humanos?

Autores

  • Fabrizio Augusto Poltronieri

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p90-103

Palavras-chave:

Video games, Pós-história, Automação, Algoritmos

Resumo

O presente artigo coloca em questão uma nova forma de criatividade, baseada em algoritmos, que começa a se consolidar e já se apresenta em um novo gênero de jogos digitais. Para tanto, trabalhamos com os conceitos de pós-história e automação, visto que estes são centrais para a compreensão de nossa era algorítmica. Os vídeo games são, talvez, a área criativa em que mecanismos de automação estejam mais presentes: Ambientes e personagens controlados por sistemas de inteligência artificial são parte do universo deste universo há muito tempo. Os vídeo games, como produtos culturais, refletem tendências correntes, mudanças sociais vitais e questões contemporâneas. Não é, portanto, mera coincidência que jogos autônomos comecem a surgir no mundo dos jogos digitais. O que precisa ser debatido, porém, é para quem e para que esses jogos se destinam e o como eles afetarão a liberdade humana.

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Publicado

2017-10-14

Como Citar

Poltronieri, F. A. (2017). Jogos digitais, automação e algoritmos: Jogos para aparelhos ou para seres humanos?. DAT Journal, 2(1), 91–104. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p90-103