Game Design: Plataforma gamificada como inovação tecnológica na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.481

Palavras-chave:

game design, plataforma gamificada, inovação tecnológica, educação on-line, ensino básico

Resumo

O uso de plataformas gamificadas tem sido discutido na educação, principalmente com o ensino remoto como complemento da aprendizagem. Logo, identificou-se o problema de pesquisa: como é visto o uso de platafor­mas gamificadas na educação on-line, sobretudo no ensino básico, e quais os mecanismos de jogos mais utilizados? Assim, o game design apresenta sua relevância mediante seus elementos e mecanismos, e na experiência do usuário. Este artigo objetiva investigar a literatura e mapear plataformas ga­mificadas. O procedimento metodológico, caracterizado como exploratório, apresenta uma revisão da literatura para compreender o uso da gamificação na educação e uma análise de similares. Os resultados apontam a gamificação como tendência, embora emergente na educação, além de existirem lacunas como: necessidade de aplicação dos elementos de interação na educação; pes­quisas de experiência do usuário; e estudos a longo prazo. Este artigo pode beneficiar educadores que buscam por plataformas gamificadas, e profissio­nais no desenvolvimento/aprimoramento dessas ferramentas.

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Biografia do Autor

Bruna Raphaela Ferreira de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Programadora Visual e mestranda na Universidade Federal do Amazonas. Designer pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação sanduíche na Università degli Studi di Firenze/ Itália. Experiência em Design Gráfico, com ênfase em Design Editorial.

Claudete Barbosa Ruschival, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas e professora do Programa de Pós-Graduação em Design. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Engenharia de Produção. Experiência em Design Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Design.

Augusto Cesar Barreto Rocha, Universidade Federal do Amazonas

Professor Associado do bacharelado em Engenharia Civil e do Mestrado em Design da Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ e certificado em Estratégia e Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA). Experiência em Computação, Inovação Tecnológica, Transportes e Gestão.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

Andrade, B. R. F. de, Ruschival, C. B., & Rocha, A. C. B. (2022). Game Design: Plataforma gamificada como inovação tecnológica na educação. DAT Journal, 7(1), 291–306. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.481

Edição

Seção

Dossiê PPG Design UFAM