Processos seletivos de pós-graduação strictu senso em Design: Uma análise qualitativa centrada nas percepções dos candidatos
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.505Palavras-chave:
Pós-graduação, Design, Processos seletivos, CandidatosResumo
O artigo objetiva identificar os critérios que influenciam os candidatos a escolherem um programa de pós-graduação em Design no Brasil. Para tal, a pesquisa organizou-se em duas etapas: primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica, contextualizando o histórico da pós-graduação em Design no Brasil; segundamente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito candidatos que participaram de processos seletivos entre 2019 e 2020, a fim de analisar critérios relevantes para as suas escolhas. Por fim, as entrevistas foram interpretadas por meio da análise temática, decodificadas em temas e códigos. Os resultados demonstraram que os critérios identificados possuem relação com a jornada de cada candidato, embora cada candidato possua sua jornada pessoal, dada as etapas dos processos seletivos, muitos aspectos repetem-se cronologicamente: motivos para cursar um PPG em Design, escolha do PPG, requisitos dos editais do processo seletivo, desafios do processo seletivo, facilitação do processo seletivo e a influência da pandemia nos processos seletivos.
Downloads
Referências
BARDAGI, M. et al. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 1, 2006, p. 69-82. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572006000100007
BRAUN, V.; CLARKE, V. Thematic analysis. In H. Cooper et al. APA handbook of research methods in psychology, v. 2. Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsycho¬logical, and biological, 2012 (p. 57–71). American Psychological Association. https://doi. org/10.1037/13620-004. DOI: https://doi.org/10.1037/13620-004
BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher. 2011.
CAETANO SILVA T.; PATTA BARDAGI, M. O aluno de pós-graduação stricto sensu no Bra¬sil: revisão da literatura dos últimos 20 anos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 29, 2016. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2015.v12.853
CAPES, Fundação. Mestrado e Doutorado: o que são? 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2021.
CAPES. Plataforma Sucupira - Cursos recomendados por área de avaliação Arquitetu¬ra, Urbanismo e Design, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em: 15 nov. 2020.
COELHO, L. A. Design em quatro lustros. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janei¬ro: v.22 n. 3, 2014, p. 37 – 48.
COUTO, R. M. de S. Editorial. Estudos em Design. Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 n. 3, 2014.
COUTO, R. M. de S. O processo de pesquisa é fascinante e desafiador. In: de MORAES, D., DIAS, R. A., BOM CONSELHO, R. (Eds.). Cadernos de estudos avançados em design - Método. Barbacena: EdUEMG, 2011.
DINIZ, R. L. A. Pós-Graduação em Design no Brasil: proposta de mestrado oferecida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v.22 n. 3, 2014, p. 57 – 69.
MASON, J. Qualitative researching. London: Sage, 1996.
MATTOS, V. de B. Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho. Alongamento da Escolaridade e Alternativa ao Desemprego. São Paulo: Xamã, 2011.
NEVES, E.P.; SILVA D. N.; SILVA J. C.; PASCHOARELLI, L. C. O panorama da pesquisa em Design no Brasil: a contribuição dos programas de pós-graduação em Design nas pes¬quisas científicas e no desenvolvimento da área. Arcos em Design. Rio de Janeiro: v. 8 n. 1, 2014, p. 78-95. DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13927
NOBRE, L.N.; FREITAS, R.R. A evolução da Pós-Graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE). v.3, n. 2, 2017, p. 18-30.
SANTOS, M. C. L. Design e pesquisa: celebrando 20 anos. Estudos em Design | Revista (on¬line). Rio de Janeiro: v.22 n. 3, 2014, p. 49 – 56.
TRISKA, R., VELA, J. C., DOLZAN, J. E. A pós-graduação stricto sensu do Design no Brasil: uma leitura. Estudos em Design Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 n. 3, 2014, p. 70 – 80. DOI: https://doi.org/10.26771/e-Revista.LOGO/2014.2.01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.