Interatividade, Robótica e Arte, desde Altamira

Autores

  • Artemis Sanchez Moroni

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.607

Palavras-chave:

Arte interativa, Arte robótica, Criatividade computacional, Interatividade, Sociedade ciberfísica

Resumo

É possível verificar os efeitos diretos que os ambientes digitais têm na expressão artística e na estética, possibilitando novas experiências perceptivas. Imersão e estímulo são características da experiência artística, porém, com o advento dos ambientes digitais interativos, surge um novo tipo de envolvimento. Na arte interativa baseada em computador, a atividade ocorre por meio do contato entre pessoas e artefatos; o usuário (ou público) e a máquina, juntos, formam uma relação capaz de produzir um resultado artístico único a cada encontro. A noção de “corpo” se expande, abrangendo as dimensões física, mental, emocional, social e virtual. Finalmente, a mistura de humano e não humano, incluindo robôs, sugere novos conceitos e oportunidades. No Japão, a iniciativa Sociedade 5.0 visa aplicar tecnologias emergentes relacionados à robótica social, IA incorporada, IOT, inteligência ambiente, realidade virtual e aumentada e interfaces homem-computador avançadas para melhorar qualitativamente a vida de seres humanos individuais e para beneficiar a sociedade como um todo. Como nos situamos nessas novas realidades e visões de mundo?

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Biografia do Autor

Artemis Sanchez Moroni

Doutora em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC, 2003). É pesquisadora na Divisão de Sistemas Ciberfísicos do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (DISCF/ CTI) em Campinas, SP. É pesquisadora colaboradora no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP (NICS/Unicamp. Em paralelo, trabalha em Arte e Tecnologia desde 1989. A sua pesquisa é nas áreas de Interação Humano Computador (IHC) e Interação Humano Robô (IHR) orientada para o estudo de processos automáticos e semiautomáticos de produção artística.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Moroni, A. S. (2022). Interatividade, Robótica e Arte, desde Altamira. DAT Journal, 7(2), 20–30. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.607