Reforma hoteleira: reflexões sobre as inovações emergentes na pandemia da Covid-19

Autores

  • Gabriel de Oliveira Araújo
  • Augusto César Barreto Rocha
  • Wilson Silva Prata

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.612

Palavras-chave:

Hotelaria, Inovação, Covid-19

Resumo

A pandemia da Covid-19 causou danos à economia em diversos setores pelo mundo, dentre eles, o Turismo, bem como a Hotelaria foram uns dos mais afetados. O setor hoteleiro voltou a operar em plena adaptação de protocolos de segurança e prevenção elaborados por entidades do setor hoteleiro, tais como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Ministério do Turismo – MTur, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOBH e outros, baseados em recomendações feitas pela World Health Organization (WHO). Os procedimentos de prestação de serviços precisaram ser revistos e muitas adaptações foram realizadas, inclusive priorizando serviços touchless (sem toque), a fim de garantir a saúde de colaboradores e clientes. Este trabalho apresenta um panorama das dificuldades enfrentadas pelo setor hoteleiro, como tais dificuldades impulsionaram importantes inovações de procedimentos viabilizadas pelo uso das tecnologias na prestação de serviços hoteleiros, que tentando com veemência balancear a hospitalidade e segurança, na reconquista da confiança dos clientes neste novo cenário.

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Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Araújo

Graduado em Licenciatura em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e especialista em Desenvolvimento Web pela Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO. Atualmente tem se especializado em User Experience Design pelo Centro Universitário do Norte - UniNorte e é Mestrando do curso de Design pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM no qual desenvolve pesquisa na área de User Experience aplicado a Educação. Ênfase em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Web Development, Software Educacional, Tecnologia de Informação e Comunicação, Experiência do Usuário e Interface do Usuário.

Augusto César Barreto Rocha

Doutorado em Engenharia de Transportes pela UFRJ (2009), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), especialização em Gestão da Inovação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2000) e graduação em Processamento de Dados pela UFAM (1998). Possui ainda certificado em Estratégia e Inovação (2012) e Gestão & Liderança (2013) pelo Massachussetts Institute of Technology- Estados Unidos. Leciona na Graduação de Engenharia Civil, Mestrado em Design & PROFNIT (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação), Doutorado em Biotecnologia.

Wilson Silva Prata

Graduado em Desenho Industrial (2003) na UFAM, tem especialização pela UFAM (2005) e um MBA em Marketing (2011), pela FGV - ISAE. Possui Mestrado e Doutorado em Design pela PUC-Rio. Atuou como pesquisador (UX Researcher) no INDT (agora fomentado pela Microsoft), no Sidia, instituto de Pesquisa e Desenvolvimento fomentado pela Samsung e também como pesquisador na Bemol Digital. Atualmente é UX Lead no Instituto Eldorado e professor no Programa de Pós Graduação em Design na UFAM e no CESAR/Manaus.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Araújo, G. de O., Rocha, A. C. B., & Prata, W. S. (2022). Reforma hoteleira: reflexões sobre as inovações emergentes na pandemia da Covid-19. DAT Journal, 7(2), 210–221. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.612