O Programa de Pós-graduação em Design da CESAR School: perspectivas e vivências no Porto Digital do Recife

Autores

  • Helda Oliveira Barros
  • José Carlos Porto Arcoverde Jr

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.617

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Design, Porto Digital, Inovação social

Resumo

O Programa de Pós-graduação em Design nasceu em 2014 no ecossistema de inovação do Porto Digital do Recife. Alinhado com a missão do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), o Mestrado Profissional em Design tem como seu principal objetivo possibilitar uma formação sólida de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível voltados ao desenvolvimento tecnológico, científico e cultural, sobretudo, dentro da ambiência regional no qual se insere, tendo em vista uma sociedade contemporânea indissociável e decisiva no que cerne pautar relações sociais, tecnológicas e culturais ligadas ao Design de forma geral. A formação profissional e acadêmica ofertada tem como base cunhos científicos e tecnológicos adequados a realidade de mercado, por meio da aquisição plena de conhecimentos aplicados, tornando os estudantes aptos a especificar, desenvolver, implantar e avaliar projetos voltados para a solução de problemas de natureza diversificada por meio de artefatos físicos ou digitais, serviços diversos, entre outras formas. Além disso, objetiva-se um maior aprofundamento das competências, voltadas a questões práticas e técnicas de investigação científica no âmbito do Design sempre focadas em inserção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helda Oliveira Barros

Coordenadora do Mestrado Profissional em Design da CESAR School. Docente da Pós-graduação e da Graduação em Design. UX researcher com ênfase em neurodesign e experiências simuladas e possui especial interesse em projetos de natureza decolonial, voltados para interseccionalidades. Head do LIGA - Laboratório de Inovação e Geração de Artefatos, que sediada as pesquisas em Design da referida instituição. Atua como consultora em projetos internacionais do CESAR. Doutora e Mestre em Design pela UFPE.

José Carlos Porto Arcoverde Jr

Pesquisador em metodologias de concepção em design, com ênfase nas transformações nas pessoas humanas e não-humanas que se dão por meio do design, bem como no entendimento do seu potencial emancipador, do vivo e do não-vivo. É professor de Filosofia do Design no programa MPD da CESAR School. Mestre em Design pelo PPGDesign da UFPE, onde atualmente cursa o doutorado. Atua como consultor em design no CESAR e tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design, música e filosofia.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Barros, H. O., & Arcoverde Jr, J. C. P. (2022). O Programa de Pós-graduação em Design da CESAR School: perspectivas e vivências no Porto Digital do Recife: . DAT Journal, 7(2), 236–245. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.617

Edição

Seção

Dossiê PPG Design CESAR School