O design como ferramenta de auxílio no acolhimento de estudantes com necessidades educacionais especiais, na perspectiva do corpo técnico administrativo de uma IES

Autores

  • Natalia Aquino
  • Helda Oliveira Barros

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.619

Palavras-chave:

Processo de Design Thinking, Design de Serviço, Necessidades Especiais Educacionais, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Este artigo apresenta como utilizar o processo de design para chegar a uma ferramenta de auxílio no acolhimento dos estudantes com necessida­des educacionais especiais, utilizado o método DSR que é indicado para pes­quisas que desejam projetar artefatos que buscam a resolução de problemas. Desta forma, o método se aplica ao propósito desta pesquisa, que pretende, ajudar os técnicos administrativos a entenderem um pouco sobre o universo da pessoa com deficiência. Realizamos uma ideação e chegamos a um serviço, que foi validado, com base nos princípios do design de serviços, e a partir da validação chegamos a “Trilha da Inclusão” visa trazer conhecimentos para os técnicos administrativos.

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Biografia do Autor

Natalia Aquino

Pedagoga, mestra em Design, especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Entusiasta da Inclusão, já foi delegada de direitos e defesa da pessoa com deficiência da prefeitura do Recife. Hoje é atuante na área administrativa acadêmica, e coordena o núcleo de acessibilidade da Cesar School.

Helda Oliveira Barros

Coordenadora do Mestrado Profissional em Design da CESAR School. Docente da Pós-graduação e da Graduação em Design. UX researcher com ênfase em neurodesign e experiências simuladas e possui especial interesse em projetos de natureza decolonial, voltados para interseccionalidades. Head do LIGA - Laboratório de Inovação e Geração de Artefatos, que sediada as pesquisas em Design da referida instituição. Atua como consultora em projetos internacionais do CESAR. Doutora e Mestre em Design pela UFPE.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Aquino, N., & Barros, H. O. (2022). O design como ferramenta de auxílio no acolhimento de estudantes com necessidades educacionais especiais, na perspectiva do corpo técnico administrativo de uma IES. DAT Journal, 7(2), 305–316. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.619

Edição

Seção

Dossiê PPG Design CESAR School