O design estratégico aplicado em startups internas de empresa de base não tecnológica

Autores

  • Thiago Suruagy de Melo
  • Carlos Henryque Pompeu Gomes

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.621

Palavras-chave:

Cultura da inovação, Design Estratégico, Startups Internas

Resumo

Este artigo visa apresentar o design estratégico do framework consolidado dos Startup Teams estruturado ao longo do estudo de caso exploratório com testes práticos realizados com os colaboradores do SEBRAE/PE. Os Startup Teams consistem em times formados por colaboradores internos da instituição, atuando segundo o modo das startups (agilidade, co-criação, prototipação constante, modelos de negócios escaláveis) associados a um processo de inovação aberta. Este framework possibilita ter uma visão clara de todo processo de aprendizagem ativa baseado em projetos e seus impactos nos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da instituição, que pode servir de base para outras empresas utilizarem em seus projetos de inovação.

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Biografia do Autor

Thiago Suruagy de Melo

Mestre em Design pela CESAR School, pós-graduado em gestão de negócios pela UPE, especialização em Negócios Digitais pela Columbia Business School e graduado em Administração de Empresas pela UNICAP. Head do Laboratório de Estratégias Digitais de Negócios do SEBRAE/PE, com 10 anos de experiência em inovação, negócios digitais e e-commerce.

Carlos Henryque Pompeu Gomes

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/ UPE). Gerente de Relacionamento Educacional na CESAR School/CESAR, com mais de 30 anos de experiência na área de educação tecnológica, marketing, design de negócios e inovação.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Melo, T. S. de, & Gomes, C. H. P. (2022). O design estratégico aplicado em startups internas de empresa de base não tecnológica. DAT Journal, 7(2), 317–330. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.621

Edição

Seção

Dossiê PPG Design CESAR School