O design gráfico de livros para infância nas modalidades de avaliação do Prêmio FNLIJ
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.713Palavras-chave:
Design gráfico, Livro para infância, Modalidades de avaliação, Prêmio FNLIJResumo
O Prêmio FNLIJ, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, é considerado uma referência na avaliação e legitimação da qualidade do design dos livros no Brasil. A partir de uma série histórica (2011-2017) de justificativas dos votantes dessa premiação, são discutidas algumas modalidades de avaliação do júri sobre diferentes aspectos do design gráfico das obras. À medida em que um quadro de valoração do visual dos livros premiados é apresentado, as ideias de Jackeline Lima Fabiarz et al (2008), Graça Ramos (2011) e Sophie van der Linden (2011) contribuem para colocar em questão a (in)visibilidade do design gráfico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Simone Cavalcante de. Projetando o livro para infância: processos, métodos e modos de concepção de design gráfico e ilustração.2022. 352f. Tese (Doutorado em Design – PPG Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2022.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
CAVALCANTE, Nathalia Sá. Linguagem das figuras, figuras de linguagem ou conversando sobre ilustração. In: Os lugares do design na leitura. Organizado por Farbiarz et al. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2008.
COELHO, Luiz Antonio (org). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Novas Ideias, 2011.
FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackline Lima; CAVALCANTE, Nathalia; LIMA, Renata Vilanova; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira de. Agentes mediadores de leitura: identidade e interação. In: Os lugares do design na leitura. Organizado por Farbiarz et al. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2008.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. (Artes do Livro, n. 1).
LINS, Guto. Livro infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Rosari, 2002.
MAGALHÃES, Marcelo Lins. Projetação. In: COELHO, Luiz Antonio (org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Novas Ideias, 2011.
MELO, Francisco Homem de. O processo do projeto. In: O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. 3 ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo; ADG Brasil Associação dos Designers Gráficos, 2004.p. 91-105.
NAKATA, Milton Koji. Ilustração de livro infantil – Design contribuindo no seu processo de realização. In: HENRIQUES, Fernanda et al. Ensaios em design: produção e diversidade. Bauru, SP: Canal 6, 2012.
OLIVEIRA, Rui. Pelos jardins de Boboli – reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Prêmio FNLIJ (Justificativas dos votantes). Edição 2011. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2011.
______. Edição 2012. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012.
______. Edição 2013. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013.
______. Edição 2014. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2014.
______. Edição 2015. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2015.
______. Edição 2016. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2016.
______. Edição 2017. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2017.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis ˗ caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Conversas com o professor, n. 2).
SERRA; SANDRONI et al. Um imaginário de livros e leituras: 40 anos da FNLIJ. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2008.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.