O design gráfico de livros para infância nas modalidades de avaliação do Prêmio FNLIJ

Autores

  • Simone Cavalcante de Almeida
  • Gisela Belluzzo de Campos

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.713

Palavras-chave:

Design gráfico, Livro para infância, Modalidades de avaliação, Prêmio FNLIJ

Resumo

O Prêmio FNLIJ, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, é considerado uma referência na avaliação e legitimação da qualidade do design dos livros no Brasil. A partir de uma série histórica (2011-2017) de justificativas dos votantes dessa premiação, são discutidas algumas modalidades de avaliação do júri sobre diferentes aspectos do design gráfico das obras. À medida em que um quadro de valoração do visual dos livros premiados é apresentado, as ideias de Jackeline Lima Fabiarz et al (2008), Graça Ramos (2011) e Sophie van der Linden (2011) contribuem para colocar em questão a (in)visibilidade do design gráfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cavalcante de Almeida

Jornalista, produtora cultural e escritora, com doutorado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas. Autora de ensaios, artigos e livros para infância. É uma das organizadoras da obra A vez e a voz da literatura infantil: o que pensam e escrevem seus autores (2016).

Gisela Belluzzo de Campos

Realizou Pós-Doutorado em Design pela Universidade de Buenos Aires, Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Designer, Artista Visual e Docente da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

ALMEIDA, Simone Cavalcante de. Projetando o livro para infância: processos, métodos e modos de concepção de design gráfico e ilustração.2022. 352f. Tese (Doutorado em Design – PPG Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2022.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016.

CAVALCANTE, Nathalia Sá. Linguagem das figuras, figuras de linguagem ou conversando sobre ilustração. In: Os lugares do design na leitura. Organizado por Farbiarz et al. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2008.

COELHO, Luiz Antonio (org). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Novas Ideias, 2011.

FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackline Lima; CAVALCANTE, Nathalia; LIMA, Renata Vilanova; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira de. Agentes mediadores de leitura: identidade e interação. In: Os lugares do design na leitura. Organizado por Farbiarz et al. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2008.

HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. (Artes do Livro, n. 1).

LINS, Guto. Livro infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Rosari, 2002.

MAGALHÃES, Marcelo Lins. Projetação. In: COELHO, Luiz Antonio (org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Novas Ideias, 2011.

MELO, Francisco Homem de. O processo do projeto. In: O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. 3 ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo; ADG Brasil Associação dos Designers Gráficos, 2004.p. 91-105.

NAKATA, Milton Koji. Ilustração de livro infantil – Design contribuindo no seu processo de realização. In: HENRIQUES, Fernanda et al. Ensaios em design: produção e diversidade. Bauru, SP: Canal 6, 2012.

OLIVEIRA, Rui. Pelos jardins de Boboli – reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Prêmio FNLIJ (Justificativas dos votantes). Edição 2011. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2011.

______. Edição 2012. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2012.

______. Edição 2013. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013.

______. Edição 2014. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2014.

______. Edição 2015. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2015.

______. Edição 2016. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2016.

______. Edição 2017. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2017.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis ˗ caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Conversas com o professor, n. 2).

SERRA; SANDRONI et al. Um imaginário de livros e leituras: 40 anos da FNLIJ. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2008.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Cavalcante de Almeida, S., & Belluzzo de Campos, G. (2023). O design gráfico de livros para infância nas modalidades de avaliação do Prêmio FNLIJ. DAT Journal, 8(2), 47–59. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.713