Recursos educacionais acessíveis: Tecnologia assistiva e Design da Informação promovendo a inclusão educacional para pessoas com deficiência auditiva
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.743Palavras-chave:
Recursos Educacionais Acessíveis, Design da Informação, Tecnologia Assistiva, Deficiência AuditivaResumo
Este artigo explora como recursos educacionais acessíveis, tecnologia assistiva e Design da Informação podem colaborar para promover a inclusão educacional de pessoas com deficiência auditiva. Combinar essas abordagens contribui para a compreensão do conteúdo, o engajamento e a participação dos alunos com deficiência auditiva, além de aprimorar sua comunicação e interação, elevando a autoestima e confiança. Este estudo objetiva investigar como esses recursos podem promover a inclusão educacional de pessoas com deficiência auditiva, identificando suas capacidades e limitações e propondo estratégias para aprimorar a acessibilidade e a qualidade de vida no ambiente educacional. A metodologia empregada será a revisão bibliográfica sistemática (RBL). Conclui-se a importância dessas abordagens, para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência auditiva. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento desses recursos, são fundamentais para promover a inclusão dessas pessoas em igualdade de condições na sociedade.
Downloads
Referências
ACCESSIBLE DOCUMENT SOLUTIONS (ADS). Soluções de documentos acessíveis: serviço de marcação de PDF e Remediação. 2023. Disponível em: https://accessible--docs-om.translate.goog/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc. Acesso em: 06 jul. 2023.
BRESSAN, M. M. A inclusão e acessibilidade ao usuário surdo: a tecnologia como ferramenta para a melhora da qualidade da assistência ao paciente. Anais de Eventos Científicos CE-JAM, [S. l.], v. 9, 2023. Disponível em: https://evento.cejam.org.br/index.php/AECC/article/
view/109. Acesso em: 25 maio. 2023.
CAPELLI, J. de C. S.et al. (org.) A pessoa com deficiência auditiva: os múltiplos olhares da família, saúde e educação [recurso eletrônico]. 1.ed. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016, p.321. Disponível em:https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2023/04/Livro-A-Pessoa-Com-Deficiencia-Auditiva.pdf. Acesso em: 31 maio. 2023.
CROSSAN, M. M. APAYDIN, M. A Multi-Dimensional Framework of Organizational Innovation: A Systematic Review of the Literature. Journal of Management Studies, v. 47, issue 6, p. 1154-1191, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2009.00880.x
DICK, M. E.; Gonçalves, B. S.; VITORINO, E. V. Design da informação e competência em informação: relações possíveis. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v.14, n.1, p. 1–13. 2017. DOI: https://doi.org/10.51358/id.v14i1.500
FERNANDES, F. S. Diversidade na Perda Auditiva: conhecer para incluir. Revista Científica Multidisciplinar UNIFLU. v. 4, n. 2, 2019, p. 01-19.
GONÇALVES, L. B.; CINELLI, M. J. Tecnologia assistiva: o design da informação em imagens táteis como recurso na experiência de deficientes visuais em museus. Projética, Londrina, v. 11, n. 1, 2020, p 16-36. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p16
KHATER, E.; SOUZA, K. C. S.de. Diversidade x Inclusão: conceito, teoria e prática na educação infantil. Revista Educação em Foco. 10. Ed. 2018, p.29-38. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/003_DIVERSIDADE_X_INCLUS%C3%83O.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
MEDINA, C. ET AL. Design Gráfico Inclusivo para adolescentes: cartilha educativa de orientações aos professores de estudantes com deficiência auditiva. In: Congresso Internacional de Design da Informação; Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. 9., 2019, Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019, p. 1120-1130. DOI: https://doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0367
MENDES, A. F.; ALMEIDA, M. Z. C. M. de; POLETTO, L. Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização. ALTUS CIÊNCIA. v. 17. Jan-jul. 2023. ISSN 2318-4817
MORENO, R. S. dos R, SANTIAGO Silva, N. C., OLIVEIRA, V. S., da Silva, J. G. Tecnologias assistivas na comunicação de pacientes com deficiência auditiva em serviços de saúde no Brasil. Brazilian Journal of Development, v. 6, n.8. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-281
NEVES, F. F.; SILVA, G. J. da; FURTADO, C. C. As Tecnologias Assistivas: aplicativos como meio de inclusão dos deficientes auditivos. Revista Projeção e Docência. v. 9, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1122.
OBREGON, R. de F. A. Perspectivas de pesquisa em design: estudos com base na Revisão Sistemática de Literatura. Erechim: Deviant, 2017, p. 195.
OLIVEIRA, J. A. D. B.; JORENTE, M. J.V. Design da Informação e sua relevância para a Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 24, n. 54, p. 25-37, jan./abr., 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330143067_Design_da_Informacao_e_sua_relevancia_para_a_Ciencia_da_In-formacao. Acesso em: 01 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p25
PINHO, R. C. DE; ZANCHIN, M.; RODEGHIERO NETO, I.; ANDRADE, I. F.; FRANCO, D. T. F. Desenvolvimento de dispositivos eletrônicos de baixo custo para pessoas surdas. In: VIII Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Natal, RN, 2020, p. 01-09. DOI: https://doi.org/10.5151/eneac2020-25
PRIMO, L.; ULBRICHT, V. R.; FADEL, L. M. Design da informação em conteúdos educacionais para experiência de aprendizagem inclusiva. In: Congresso Internacional de Design da Informação; Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. 9., 2019, Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019. p. 881-890. DOI: https://doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0169
QUINTÃO, F. S. TRISKA, R. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v. 10, n. 2, 2013, p. 105- 118. DOI: https://doi.org/10.51358/id.v11i1.243
RIBEIRO, L. B. Compartilhando experiências com aplicativos de acessibilidade na Educação Inclusiva. São Paulo: Blucher, 2018. p. 1082-1088. DOI: https://doi.org/10.5151/cidi2017-100
SANTOS, R. F. dos, SAMPAIO, P. Y. S., SAMPAIO, R. A. C., GUTIERREZ, G. L., ALMEIDA, M. A. B. de. Tecnologia assistiva e suas relações com a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Revista De Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 1, 2017, p. 54-62. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p54-62
SERRASQUEIRO, V. B.; DOMICIANO, C. L. C. Design de informação para aprendizagem: uma análise metodológica sob o olhar da inclusão. São Paulo: Blucher, 2018. p. 410 – 421. DOI: https://doi.org/10.5151/cidi2017-039
W3C RECOMMENDATION. Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1. 2018. Disponível em: https://www.w3c.br/traducoes/wcag/wcag21-pt-BR/. Acesso em: 12 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.