Panorama da pesquisa acadêmica sobre Design de Serviço com foco na acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.802

Palavras-chave:

Design de Serviço, Acessibilidade, Pessoas com Deficiência, Revisão Sistemática

Resumo

A pesquisa teve como objetivo traçar um panorama, nos últimos dez anos, das pesquisas sobre Design de Serviço, com foco na acessibilidade da pessoa com deficiência. Os procedimentos técnicos utilizados baseiam-se na pesquisa bibliográfica conduzida por meio de uma revisão sistemática. Os resultados apontam 17 pesquisas, nacionais e internacionais, distribuídas em 12 países, sendo a maioria de natureza aplicada, com predominância qualitativa e objetivos exploratórios. Entre as ferramentas mais utilizadas nas pesquisas, destacam-se persona e mapa da jornada do usuário. Identificaram-se lacunas e tendências, apontando oportunidades de pesquisa para avaliar a eficácia do Design de Serviços na promoção da inclusão, considerando fatores sociais e culturais. Embora haja avanços nas políticas públicas, o estudo destaca a importância do Design de Serviços na construção de uma sociedade mais igualitária e acessível, e corrobora a necessidade de abordagens inovadoras para superar barreiras e garantir a participação plena de todas as pessoas na sociedade.

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Biografia do Autor

Ana de Castro Schenkel

Mestre em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em Design de Serviço e Design Inclusivo. Experiência como docente no curso de Graduação em Animação da UFSC durante o estágio de docência em 2022. Graduada em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2019. Atuou como assessora de projetos na Empresa Júnior de Design e Moda durante a graduação.

Rodrigo Augusto de Sousa Cavalcante

Doutorando em Design, na linha de pesquisa em Gestão, com foco na Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Bolsista Capes-Proex. Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2024), Especialização em Docência pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG (2023), MBA em Planejamento e Gestão Estratégica (2018), graduação em Design pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2016). Pesquisador do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU).

Marina Schmitt

Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac e graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC). É analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde atua como designer do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Suínos e Aves. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de design, design de serviço, inovação, transferência de tecnologia e agronegócio.

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

Graduada em Educação Artística (1997) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Design (2010) e doutora em Engenharia de Produção (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora da Pós-Graduação em Design (UFSC) e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade (NGD-LDU) e Professora do Curso em Design (UDESC).

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Schenkel, A. de C., Cavalcante, R. A. de S., Schmitt, M., & Merino, G. S. A. D. (2024). Panorama da pesquisa acadêmica sobre Design de Serviço com foco na acessibilidade. DAT Journal, 9(2), 51–69. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.802