Tecnologias Digitais de Informação e o Processo de Ensino da Cultura Amazônica através da Educação Artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.819

Palavras-chave:

Amazônia, Educação Artística, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

A Amazônia, uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, cuja área abrange países como: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname, além do vasto território ocupado, também possui uma rica cultura dos povos originários, constituindo-se em um mundo amazônico. A problemática em questão se dá ao fato de que com o passar do tempo muito dessa cultura é esquecida, fazendo com que as pessoas que moram na região não tenham conhecimento de suas origens ou não a valorizem. Através das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e a educação artística, este artigo no qual trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, visa disseminar ideias para a popularização da cultura amazônica.

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Biografia do Autor

Karen Jardim Simoes

é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninter, Mestranda em Design e Graduana em Licenciatura em Artes Visuais pela UFAM

Larissa Albuquerque de Alencar

é Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e docente do quadro permanente do curso de Bacharel em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (PPGD/UFAM).

Marcos Paulo Cereto

é Doutor em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e do rograma de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (PPGD/UFAM).

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Simoes, K. J., Alencar, L. A. de, & Cereto, M. P. (2024). Tecnologias Digitais de Informação e o Processo de Ensino da Cultura Amazônica através da Educação Artística. DAT Journal, 9(2), 229–239. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.819