Tecnologias Digitais de Informação e o Processo de Ensino da Cultura Amazônica através da Educação Artística
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.819Palavras-chave:
Amazônia, Educação Artística, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
A Amazônia, uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, cuja área abrange países como: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname, além do vasto território ocupado, também possui uma rica cultura dos povos originários, constituindo-se em um mundo amazônico. A problemática em questão se dá ao fato de que com o passar do tempo muito dessa cultura é esquecida, fazendo com que as pessoas que moram na região não tenham conhecimento de suas origens ou não a valorizem. Através das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e a educação artística, este artigo no qual trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, visa disseminar ideias para a popularização da cultura amazônica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DA SILVA, Leo Victorino. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários-REU, v. 46, n. 1, p. 143-159, 2020. DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p143-159
FONTOURA, Helena Amaral; SILVA, Marco (Orgs.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, p. 75-98, 2011.
GARCIA, F. W. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, 2013.
GOOGLE. Google Arts & Culture. Sobre. Disponível em: https://about.artsandculture.google.com/. Acesso em: 13 de jan. de 2024.
MONTEIRO, Cláudia Guerra; JESUS, Laudicéia Antônia Sila de. A implantação da Graduação EAD: - Uma Experiência com o Curso de Administração na Amazônia. 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "Mapeando o Impacto da EAD na Cultura do Ensino-Aprendizagem", 2008, Santos, SP.
MORAIS, Bruna Tavares de; EDUARDO, Antunes França; MORAIS, PH de. A Importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem-AVA e suas funcionalidades nas Plataformas de Ensino à Distância-EaD. In: Anais do V Conedu-Congresso Nacional de Educação. Fortaleza. 2018. p. 01-10.
NAJAR, Núbia; TEIXEIRA, Ana Frazão. Artes Através Das Tics No Ensino Médio Presencial Com Mediação Tecnológica. Sociedade Do Conhecimento E Meio Ambiente, p. 87.
RODRIGUES, Itamar Paulino. Amazônia Como Lugar De Culturas: Conceitos, Contextos E Condições Identitárias E Memoriais, 2019.
ROSA, A. D. S. B. Google sala de aula: uma ferramenta para a produção de autobiografias em uma comunidade quilombola do município de Restinga Seca/RS. Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018
SALES, Mary Valda Souza (Org.) Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020.
SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos.
SOUZA, Jaqueline Corrêa Godinho. Integração das TDICs na Educação: Espaços Digitais. Revista Científica FESA, v. 1, n. 2, p. 74-88, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/232022.1.2-6
TOLOMEI, B. V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, [S. l.], v. 7, n. 2, 2017. DOI: 10.18264/eadf.v7i2.440. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440. Acesso em: 2 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Ambientes virtuais de aprendizagem: tecnologia, educação e comunicação.”. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2013. p. 16-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.