Prática de Ensaio como Pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.92

Palavras-chave:

Polifonia, Ética, Audição, Participação, Prática social

Resumo

Este artigo explora caminhos que os artistas trabalham com as pessoas em performances ou práticas artísticas sociais. Abordando diretamente e organizando pessoas envolve uma ética de atenção, incluindo modos de ouvir, que desdobram-se em variados resultados de pesquisa. Nesse contexto, o livro de Lisbeth Lipari de 2014 Ouvir, Pensar, Ser: No Sentido de uma Sintonia Ética discute a noção do filósofo Emmanuel Levinas do encontro cara a cara com o outro como um união que deve abranger a diferença. Práticas de audição e afinação tem papel crítico no projeto de PhD de Olivia Webb da Universidade AUT onde a prática de sua arte engaja participantes e diversas comunidades de música e canto. Para esses projetos Webb usa sua experiência como treinadora de coral e artista performática e questiona como a audição é traduzível entre diferentes grupos culturais. Essas metodologias práticas, baseadas na ideia de participação, ativamente alteram e redirecionam seus projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bailey, Derek. Improvisation: Its Nature and Practice in Music. United States of America: Da Capo Press, 1993.

Braddock, Christopher. Performing Contagious Bodies: Ritual Participation in Contemporary Art. London: Palgrave Macmillan, 2013.

Ihde, Don. Listening and Voice: Phenomenologies of Sound (2nd Ed.). United States of America: State University of New York Press, Albany, 2007.

Jones, Amelia. “‘Presence’ in Absentia: Experiencing Performance as Documentation.” Art Journal, 56(4) (1997): 11-18.

Jones, Amelia. Body Art: Performing the Subject. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.

Levinas, Emmanuel. Proper Names. Translated by Michael B. Smith. Stanford: Stanford University press, 1996.

Lipari, Lisbeth. Listening, Thinking, Being: Toward na Ethics of Attunement. Pennsylvania: The Pennsylvania State University press, 2014.

Oliveros, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. U.S.A: Deep Listening Publications, 2005.

Schechner, Richard. Performance Theory. London & New York: Routlegde Classics, 2003. First edition published 1977.

Smyth, Elizabeth, Gary Rolfe and Peter Larmer. “Learning to Think in the Corporate University: Developing a Doctorate for Practice.” In International Perspectives on Designing Professional Practice Doctorates: Applying the Critical Friends Approach to the EdD end Beyond, edited by Valerie A. Storey, 99-113. London: Palgrave MacMillan, 2016.

Steier, Frederick. “Research and Reflexivity.” In Reflexivity and Methodology: An ecological constructionism, edited by Frederick Steier, 163-185. London: Sage, 1991.

Turino, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2008.

Waerea, Layne. “Free social injunctions: Art interventions as agency in the production of socio-legal subjectivities not yet imagined or realised.” PhD Thesis, AUT University, 2016. https://aut.researchgateway.ac.nz/bitstream/handle/10292/10641/WaereaL.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

Webb, O., & Braddock, C. (2018). Prática de Ensaio como Pesquisa. DAT Journal, 3(2), 325–352. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.92