v. 8 n. 1 (2023): Design, Art and Technology + LINK Practice-led Research Group - Auckland University of Technology AUT Dossier
Nos últimos anos, o trabalho criativo e suas possíveis relações com a pesquisa acadêmica estão se tornando mais influentes e introduzindo vitalidade crítica nas Universidades, abrindo novas abordagens para colaboração, interdisciplinaridade e práticas comunitárias. Para os profissionais da área, oferece uma abordagem de pesquisa que mescla experiência pessoal com a prática do designer, conjunto de habilidades e artefatos de design.
A pesquisa conduzida pela prática é considerada uma abordagem na qual a pesquisa e a prática operam como processos interdependentes, complementares e com metodologias específicas, levando a formas originais de conhecimento. Nesta estrutura, a prática é a ação proposital realizada dentro de um contexto criativo específico: a fabricação, modificação ou design de artefatos e processos.
A consideração sobre o design conduzido pela prática tem feito parte do cenário acadêmico nos últimos anos, com diversos Programas de Pós-Graduação aumentando a conscientização sobre o tipo particular de conhecimento que a prática criativa pode transmitir. O conhecimento, nesse contexto, pode assumir o formato de novos métodos, técnicas, taxonomias e modelos. No entanto, a aplicação da prática como paradigma no ensino superior em Design ainda é escassa e requer maior investigação.
O Dossiê DAT LINK 2023 apresenta 12 designers/praticantes/pesquisadores: Damian Wilson, Izzy Hutcheson, Jade Chambers, Kat Frewen, Kexin Shan, Kristen Lum, Ruby Brown, Sophie Ardern, Sophie Lewis, Silvia Kostandini, Tara Falconer e Qianying Li. Esta edição especial apresenta seus projetos de design conduzidos pela prática criativa realizados na Auckland University of Technology em Aotearoa, Nova Zelândia. Esses pensadores emergentes se concentraram em reflexões pessoais sobre suas experiências e sobre o que investigaram em seus projetos de pesquisa.
Estes novos pesquisadores sentem tensões cada vez mais instáveis em relação aos métodos de pesquisa mais convencionais, que parecem obtusos demais para registrar a dinâmica da investigação que está no centro de sua experiência pessoal. Esses acadêmicos empreenderam investigações com agenciamento único para o processo de pesquisa por meio de práticas criativas no amplo campo do Design, criando um artefato ao lado de uma exegese escrita para atender aos requisitos acadêmicos. Por meio de suas pesquisas, discutem resultados como paradigmas de pesquisa, estruturas e metodologias que contribuem para o conhecimento ou métodos que outros profissionais possam usar. Para isso, investiram em reflexões discursivas sobre os processos de criação em que se engajaram, incluindo relatos de como obras criativas foram feitas e avaliadas.
A coleção de textos cria uma voz única que fala a todos os profissionais de Design e à comunidade mais ampla de pesquisa liderada pela prática, além de ampliar a conscientização sobre o potencial da pesquisa liderada pela prática como uma metodologia para os profissionais da área. Com o Dossiê DAT LINK 2023, pretendemos fomentar a reflexão sobre a prática criativa como abordagem de pesquisa no ensino superior de design. Ao mesmo tempo, buscamos oferecer espaço para a investigação da prática como elemento singular ao praticante-pesquisador. Ao trabalhar neste âmbito, prevê-se que alguns argumentos e inferências tenham aplicabilidade para além da Nova Zelândia (Aotearoa), assim como para outras práticas criativas, praticantes e investigadores.
Aproveite a leitura!
Marcos Mortensen Steagall, PhD
DAT LINK Editor Convidado