Histórias do Ensino de Design
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.196Palavras-chave:
Educação e Ensino do Design, História do Ensino em Design, História do Ensino do Design no Brasil, Escolas Técnicas, Profissionais e de Ensino Superior em DesignResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos estudos de doutoramento e ampliadas nas investigações pós-doutorais a respeito do ensino em design e sua história constituída por meio das relações estabelecidas entre grupos, movimentos e ações que influenciaram ou repercutiram na formação das escolas de educação livre ou formal, estrangeiras e brasileiras. O objetivo é estabelecer um percurso cronológico reunindo diversas manifestações que possibilitem novas reflexões e análises, destituindo mitos e modelos e possibilitando apreciações críticas na intenção de colaborar com a área de ensino em design e com o desenvolvimento de novos projetos políticos pedagógicos. O método adotado é de caráter qualitativo constituído por revisão de literatura, pesquisa documental e de campo. O referencial teórico está pautado em historiadores, educadores, críticos e profissionais do design, tais como Meggs e Purvis (2009), Bürdek (2006), Archer (2004), Wollner (2002), Ferlauto (2002), Fiell (2000), Denis (2000), Heskett (1997), Souza (1997), Niemeyer (1997), Lima (1997), Droste (1994), Pevsner (1994), Wick (1989), Zanini (1993) e, também, nos estudos do filosofo Agamben (2009).
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó – SC. Argos, 2009.
ARCHER, L. B. Autobiography of research at the Royal College of Art 1961-1986. London, Royal College of Art, 2004.
BAUHAUS DESSAU FOUNDATION (Fundação Bauhaus em Dessau). Bauhaus Dessau Foundation. Disponível em: http://www.bauhaus-dessau.de. Acesso em: 05 fev. 2020.
BAUHAUS-ARCHIV IN BERLIN, DIE STIFTUNG BAUHAUS DESSAU UND DIE KLASSIK STIFTUNG WEIMAR (Arquivo Bauhaus em Berlim; Fundação Bauhaus de Dessau; Klassik Stiftung Bauhaus de Weimar). Bauhaus-Archiv in Berlin. Disponível em: http://bauhaus-online.de/. Acesso em: 07 mar. 2020.
BAUHAUS-ARCHIV MUSEUM FÜR GESTALTUNG BERLIN (Arquivo Bauhaus em Berlim). Bauhaus-Archiv Museum Für Gestaltung Berlin. Disponível em: http://www.bauhaus.de/. Acesso em: 03 jan. 2020.
BÜRDEK, Bernhard E. Diseño. Historia, Teoria Y Práctica Del Desenho Industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.
BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. Tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
DROSTE, Magdalena. Bauhaus 1919-1933. Berlim: Bauhaus Archive Museum für Gestaltung e Benedikt. Köln: Taschen, 1994.
FERLAUTO, Claudio. O Tipo da Gráfica, uma continuação. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
FIELL, Charlotte & Peter. Design do Século XX. Köln: Taschen, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
HESKETT, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1997.
LIMA, Guilherme Cunha. O Gráfico Amador: as origens da moderna tipografia brasileira. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MOURA, Mônica. Bauhaus: uma escola pautada pela ideologia da construção In: Silva, J.C.P; Paschoarelli, L.C.(orgs.) Bauhaus e a Institucionalização do Design: reflexões e contribuições. SP: Estação das Letras e Cores, 2011.
MOURA, Mônica; LAGO, Lilian. Ensino e Pesquisa Científica no Design e na Moda no Brasil: caminhos que se cruzam e se realimentam. In: Mattos, M.F; Castilho, K. (orgs.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, v.1, p. 37-67.
MOURA, Mônica. Os Percursos na(s) História(s) do Design - Percurso 3 - a troca de conhecimentos para o estabelecimento do design: grupos, movimentos, ensino e formação. In: O Design de Hipermídia. 2003. (Tese de Doutorado. PPG em Comunicação e Semiótica, PUC/SP).
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil – Origens e Instalação. Rio de Janeiro: Ed. 2AB, 1997.
PEVSNER, Nikolaus. Os Pioneiros Do Desenho Moderno – De Williams Morris a Walter Gropius. 2a Ed. São Paulo: Martins Fontes,1994.
SOUZA, Pedro Luiz Pereira de. Notas para uma Estória do Design. Rio de Janeiro: Ed. 2ab,1997.
WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WOLLNER, Alexandre. Textos Recentes e Escritos Históricos. São Paulo: Ed. Rosari, 2002.
ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983.