Histórias do Ensino de Design

Autores

  • Mônica Moura 0000-0002-9994-6669

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.196

Palavras-chave:

Educação e Ensino do Design, História do Ensino em Design, História do Ensino do Design no Brasil, Escolas Técnicas, Profissionais e de Ensino Superior em Design

Resumo

 Este artigo apresenta parte dos resultados das pesquisas desenvol­vidas nos estudos de doutoramento e ampliadas nas investigações pós-dou­torais a respeito do ensino em design e sua história constituída por meio das relações estabelecidas entre grupos, movimentos e ações que influen­ciaram ou repercutiram na formação das escolas de educação livre ou for­mal, estrangeiras e brasileiras. O objetivo é estabelecer um percurso crono­lógico reunindo diversas manifestações que possibilitem novas reflexões e análises, destituindo mitos e modelos e possibilitando apreciações críticas na intenção de colaborar com a área de ensino em design e com o desen­volvimento de novos projetos políticos pedagógicos. O método adotado é de caráter qualitativo constituído por revisão de literatura, pesquisa do­cumental e de campo. O referencial teórico está pautado em historiadores, educadores, críticos e profissionais do design, tais como Meggs e Purvis (2009), Bürdek (2006), Archer (2004), Wollner (2002), Ferlauto (2002), Fiell (2000), Denis (2000), Heskett (1997), Souza (1997), Niemeyer (1997), Lima (1997), Droste (1994), Pevsner (1994), Wick (1989), Zanini (1993) e, também, nos estudos do filosofo Agamben (2009).

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Biografia do Autor

Mônica Moura, 0000-0002-9994-6669

É bacharel em Artes Vi­suais e Arte Educação (Belas Artes, SP), Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) com Estágio Pós­-doutoral (UMINHO, Portugal) e Estudos Pós-doutorais (PUC-Rio). Professora, pesquisadora e orientadora vinculada ao Departamento e ao Programa de Pós­-Graduação em Design e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino em Design Contemporâneo e da Comissão do Projeto Político Pedagógi­co dos Cursos de Graduação em Design, FAAC, UNESP, Bauru. Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sis­temas, objetos e cultura (CNPq/UNESP). Têm experiência no ensino e na pesquisa em design e atua principalmente nos se­guintes temas: Design Contemporâneo; Teoria e Crítica do Design, Ações Políti­cas e Sociais no Design; Memória e Histó­ria; Transdisciplinaridade e Interdiscipli­naridade.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Moura, M. . (2020). Histórias do Ensino de Design. DAT Journal, 5(2), 76–102. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.196

Edição

Seção

Ensino do Design